Como analisar a saúde financeira da empresa?

Um momento de dúvida para muitos empreendedores é saber como está a saúde financeira da empresa. Afinal, é uma situação que fica sujeita a muitas condições internas e externas que afetam seu empreendimento.

Pensar nesse bem-estar financeiro é algo análogo aos cuidados com seu corpo. Reflita em como é necessário fazer um check-up no médico. Igualmente, você deve assegurar que as áreas da empresa funcionem de forma sustentável.

Assim, deve-se pensar sempre nos cálculos e condições que determinam o lugar da sua empresa no mercado. Questões como o planejamento financeiro devem sempre estar em dia para que tudo funcione saudável e normalmente.

A seguir, serão sugeridas dicas vitais para a saúde financeira da empresa. São pontos determinantes para saber o que está bem, o que precisa ser revisto ou mesmo quando é hora de buscar ajuda.

Estabilidade em primeiro lugar

A meta de toda análise financeira é conferir se a relação de capitais se encontra em uma situação sustentável. É um ponto fundamental que determina a relação da sua empresa com o mercado.

Então, refletir sobre a saúde financeira da empresa é algo que deve estar em mente logo quando abrir o empreendimento. Contemplar a situação de mercado e as perspectivas de lucro já é, por si só, um entendimento de saúde financeira.

Logo, o primeiro objetivo da empresa é pensar em uma situação financeira que combine estabilidade nos negócios e competitividade no mercado.

Um passo aconselhável para começar a análise financeira é estabelecer uma política de controle de gastos. Avaliar aquilo que é dispendioso para o negócio. Se esse gasto é de fato necessário, ele pode ser cortado ou mesmo reduzido.

Sabedoria e prudência são os dois aspectos que se deve ter em mente para um negócio saudável. Considerar a conjuntura e sua situação atual são elementos vitais para entrar no mercado de forma sólida.

Gerencie os prazos de pagamentos e recebimentos

Um detalhe importante para saber como organizar uma empresa financeiramente é ter cuidado com os prazos de pagamentos e recebimentos. Estabelecer políticas para controlar o crédito concedido aos clientes e o prazo de recebimentos das vendas, juntamente com a negociação de prazos de pagamentos com os fornecedores será fundamental para preservar a saúde financeira de seu negócio.

Gerencie esses prazos e mantenha um equilíbrio entre entradas e saídas de caixa. Essa é uma forma de reduzir a necessidade de capital de giro, minimizar o endividamento e reduzir despesas com juros. Sua empresa demandará menos recursos para funcionar, tornando a operação mais leve e planejada. Além disso, você conseguirá programar o crescimento sem tanto sacrifício financeiro para financiar sua operação.

Portanto, avaliar a relevância dos prazos estabelecidos é parte do caminho para manter o devido equilíbrio financeiro. Afinal, prazos estabelecidos de forma descuidada podem levar à evasão de capitais e a prejuízos desnecessários.

Outra política que combina o valor das finanças e do tempo é o estabelecimento de um calendário financeiro. É um instrumento que serve para notificar as datas importantes para as finanças da sua empresa.

Fique de olho no estoque

A organização do controle de estoque é vital para o funcionamento sustentável do negócio, o que inclui a saúde financeira da empresa. E não é novidade que o ritmo da estocagem vai impactar a condição das suas finanças.

O estoque é a área que diz respeito diretamente à produção e ao abastecimento da sua empresa. É um setor que requer equilíbrio entre as perspectivas de produção e de resultado.

O descontrole sobre o prazo de estocagem pode ocasionar um severo mal-estar financeiro. Excesso ou déficit no estoque pode criar irregularidades entre os lucros e as disponibilidades de caixa.

Assim, deve-se reservar uma atenção para o estoque. A observação das relações com os fornecedores, da disponibilidade do produto e do ritmo de produção implica diretamente suas contas.

Cuidado com o endividamento

A questão do endividamento é um dos pontos mais sensíveis para ser tratado na gestão financeira empresarial. Muitas vezes, é uma necessidade para o empreendedor contrair dívidas para viabilizar o negócio.

Logo, planejamento é a palavra-chave para lidar com o endividamento muitas vezes necessários para garantir o equilíbrio no caixa da empresa, ou mesmo, financiar a necessidade de capital de giro para o crescimento. É necessário saber onde você está contraindo a dívida, pois existe sempre a possibilidade de cair em uma cilada. Muita atenção aos contratos, à necessidade de garantias, aos prazos de pagamentos a às taxas de juros.

Importante também é se atentar para a perspectiva de retorno referente à dívida contraída. Isso não é apenas relevante para honrar o empréstimo, mas também para evitar a acumulação de dívidas sem perspectivas de pagamento.

Atenção para as mudanças

Você conseguiu fundar sua empresa e se estabelecer no mercado. A empresa está dando lucro e se sustentando bem. Entretanto, é ilusório achar que está em uma situação segura.

Afinal, o mercado e a economia são instâncias que estão em constante fluxo e mudança. O que pode ser tendência em um momento pode definhar em outro. Para não falar das crises eventuais…

Seu negócio não é nenhuma ilha ou oásis. Em uma situação de crise no seu setor ou na economia geral, ele certamente será afetado. É importante se planejar, entender as principais variáveis que afetam seus resultados e buscar estar preparado.

Para esse tipo de situação, uma ideia é manter um fundo de emergência, se possível. Porém, isso nem sempre pode acontecer. Manter cadastros atualizados em bancos e linhas de crédito disponíveis também são alternativas para momentos de dificuldades.

Dentro do possível, deve-se sempre ter o controle das finanças e avaliar como elas se encaixam nessas novas situações. Se o lucro e a geração de caixa são condizentes para responder ao momento de dificuldade e se é possível ou até mesmo necessária uma mudança no padrão dos investimentos.

Quando é hora de buscar ajuda?

Ter em conta como organizar as finanças da empresa pode ser duro e nem sempre é possível fazer isso diretamente. Empreendimentos complexos, acúmulo de tarefas e momentos de crise são situações que podem requerer auxílio para a saúde financeira da empresa.

Considerar o auxílio de uma consultoria financeira pode ser necessário — pode ser a ajuda especializada e confiável que fará a diferença para manter o negócio saudável. Nós da Anova Projetos possuímos a expertise na organização e aconselhamento para deixar seu negócio saudável e equilibrado.

Para mais informações e ferramentas, acesse o site da Anova Projetos, leia os textos do Blog e acompanhe as redes sociais. Nela, nossa equipe compartilha dicas, estudos de caso e ferramentas que auxiliarão sua empresa na construção de uma gestão financeira mais eficiente e eficaz. E caso precise de um apoio maior, faça contato e encontraremos em nosso portfólio a melhor solução de consultoria e treinamento para você.

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.