Como definir objetivos para minha empresa?

Depois da realização de exaustivas análises, definição de negócio, levantamentos de informações internas e externas, definição de cenários, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, missão e visão, chegou a hora de transformar todo esse conhecimento em objetivos que orientem a empresa no seu caminho em direção a sua visão de futuro.

A definição de objetivos é o primeiro passo para a transformação da realidade promovida pelo planejamento estratégico.

Um objetivo é a descrição de uma situação futura desejada. Ele é um alvo, um ponto no futuro que se pretende chegar. Você sairá agora do campo das análises para o da prática.

Os objetivos orientarão onde se quer chegar no planejamento estratégico.

Eles podem ser de dois tipos: os objetivos gerais, que estão mais ligados a materialização da visão de futuro, sendo alvo da organização como um todo, e os objetivos específicos, ou funcionais, que é a parte que cabe a cada departamento da empresa para consecução do objetivo geral.

Pode-se dizer que os objetivos específicos são os desdobramentos por departamento da empresa, dos objetivos gerais.

Para que você trace bons objetivos precisa estar atendo à algumas características.

Os objetivos precisam ser SMART, da palavra em inglês smart que significa esperto, inteligente.

A sigla é formada pelas iniciais das palavras specific, measurable, attainable, relevante e time-bound, que em português são traduzidas em específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e em tempo definido.

O objetivo é específico ou claro quando não deixa dúvida sobre onde se quer chegar.

Ele não permite contradições.

Por exemplo, no lugar de “a empresa vai faturar mais”, se estabelece exatamente quanto: a empresa vai faturar 10% a mais por ano até 2022, ou que terá faturamento mensal de R$ 300.000,00 até dezembro de 2022.

O objetivo é mensurável quando existe uma meta clara para um indicador.

Quando você pode determinar um valor e um prazo para ocorrer, permitindo a medição, a determinação de metas intermediárias para períodos de tempo menores e saber o quanto sua empresa está distante da meta estabelecida.

Por exemplo, ter 5.000 clientes ativos até julho de 2022.

Um objetivo é atingível quando foi estabelecido levando em consideração as restrições internas e externas a empresa.

Mesmo sendo desafiador, representa um número que pode ser atingível.

Por exemplo: reduzir a custo médio do endividamento bancário em 50% até dezembro de 2022.

Um objetivo é relevante quando ele está diretamente ligado a visão de futuro da empresa e todos na organização percebem que ele contribui para realização da missão da empresa.

Por exemplo: mapear 100% dos processos produtivos, logísticos e comerciais até julho de 2019.

Um objetivo tem tempo definido quando fica claro para todos os envolvidos exatamente quanto tempo demorará para que aquele objetivo se concretize.

Como exemplo: treinar 100% dos vendedores até janeiro de 2018.

Você tem um exemplo de objetivo geral desdobrado em objetivos funcionais:

Objetivo Geral: Faturar R$ 300.000,00 por mês até dezembro de 2022.

Objetivo do Financeiro: Reduzir a custo médio do endividamento bancário em 50% até dezembro de 2022.

Objetivo de Clientes: Ter 5.000 clientes ativos até julho de 2022.

Objetivo de Processos: Mapear 100% dos processos produtivos, logísticos e comerciais até julho de 2019.

Objetivo de Pessoas: Treinar 100% dos vendedores até janeiro de 2018.

Você deve ficar bastante atento pois os objetivos de todos dentro da organização podem não estar alinhados.

As próprias áreas funcionais possuem objetivos conflitantes: finanças gostaria de receber tudo à vista, vendas queria poder alongar os prazos de pagamentos e dar descontos maiores para os clientes.

As pessoas, de uma maneira geral, também possuem objetivos distintos.

O planejamento estratégico não pode ser insensível à essas questões e deve procurar congregar nas suas definições o maior número de interesses possíveis.

Não se pode perder de vista que a definição de objetivos tem uma perspectiva política, e como tal, representa a consolidação da visão de grupos de maior poder dentro da organização.

A comunicação e a sensibilização da equipe fazem parte da disseminação do planejamento e é uma parte importante da sua implantação.

A missão representa um papel significativo pois quando sua construção foi bem trabalhada e disseminada na organização, todos conseguem perceber o propósito da sua empresa existir.

É importante que os objetivos organizacionais estejam diretamente alinhados com a missão.

Valores organizacionais bem consolidados em uma cultura bem disseminada e uma equipe que se identifique com esses valores, facilitam bastante esse processo.

Se precisar de ajuda para desenvolver o seu planejamento estratégico, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas estão prontos para atende-lo!

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