5 dicas para fazer um controle financeiro de sua empresa!

À medida que o negócio cresce e a gestão se torna mais complexa, também aumenta a necessidade de realizar o controle financeiro empresarial da maneira correta.

O controle financeiro oferece aos tomadores de decisão da empresa informações e relatórios úteis para facilitar a tomada de decisões e fazer escolhas mais informadas e eficientes.

Confira no post de hoje os benefícios e como fazer um controle financeiro empresarial eficiente e eficaz.

Controle financeiro empresarial, o que é?

O controle financeiro (também chamado de gestão recebimentos e pagamentos ou controle de caixa) é uma ferramenta utilizada para analisar os fluxos de entradas e saídas de recursos financeiros dos caixas e bancos da empresa.

Tem como objetivos principais, fazer o correto registro e conferência de pagamentos e recebimentos, além de identificar as diferenças entre as linhas estratégicas previamente definidas, as metas orçadas e aquilo que foi efetivamente realizado.

O controle favorece o crescimento sustentável dos negócios, evita perdas e desvios, viabiliza investimentos, protege em tempos de crise e aumenta as chances de sucesso do empreendimento no mercado.

As vantagens do controle financeiro

Nível estratégico

Do ponto de vista estratégico, o controle financeiro analisa o plano financeiro e o plano estratégico da organização, verificando o cumprimento dos objetivos.

Esta é a melhor forma de identificar desvios e diferenças orçadas no planejamento financeiro, de forma a poder agir, corrigir e compensar as eventuais diferenças, evitando surpresas desagradáveis e seguindo a estratégia financeira traçada.

Política de investimento

Os investimentos são absolutamente necessários para o desenvolvimento, crescimento e rentabilidade de uma empresa, mas se não forem totalmente controlados podem causar grandes desequilíbrios patrimoniais.

O controle financeiro permite que você:

  • Avalie as políticas relacionadas às decisões de investimento.

  • Acompanhe a capacidade de pagamento gerada no fluxo de caixa operacional e o comprometimento com os fluxos de investimentos e financiamentos.

  • Verifique montantes, datas e prazos de pagamentos evitando perda de recursos financeiros.

Política de custos

O controle financeiro para empresas fornece informações detalhadas que podem ajudar na determinação de preços.

Quando uma empresa tem que avaliar o custo de um produto / serviço, é necessário avaliar com precisão os custos fixos e variáveis, bem como os custos diretos e indiretos: somente considerando todos esses aspectos é possível estabelecer um preço apropriado.

Ter informações confiáveis permite fixar preços com maior precisão, limitando erros na estimativa de custos.

5 dicas de como fazer controle de gastos de uma empresa

1. Avalie seu modelo de negócio

Seu modelo de negócio é a maneira como sua empresa irá operar e ganhar dinheiro.

Ajuda a identificar quanto se precisa para começar e qual deve ser sua receita para cobrir os custos e obter lucro. Portanto:

  • identifique seus custos operacionais, por exemplo, transporte, pessoal, luz, aluguel etc;

  • pesquise sobre seus clientes prováveis e o desempenho dos concorrentes em sua área;

  • conheça suas limitações, por exemplo: quantas pessoas você pode atender por dia;

  • acompanha e compare métricas específicas para o seu setor com outras empresas do segmento.

2. Defina um orçamento

Agora você sabe quanto dinheiro precisa para cobrir seus custos e obter lucro. O orçamento é onde você define suas metas e um plano de como chegar lá. Você deve:

  • Definir suas metas – quais são suas metas de faturamento para o ano?

  • Planejar seus custos – quanto vai custar e quando os pagamentos precisam ser feitos?

  • Reveja seu orçamento, monitorando mensalmente.

3. Acompanhe suas finanças diariamente

Para entender seus números, você precisa saber o que está acontecendo. Registros precisos ajudam você a ver o que está acontecendo em seu negócio. Você deve:

  • Manter registros precisos e atualizados (receitas e despesas da empresa)

  • Controlar o seu fluxo de caixa – o dinheiro que entra e sai.

  • Não misture despesas pessoais com as da empresa.

  • Construa uma reserva financeira para momentos de sazonalidade nas vendas e dificuldades no mercado.

4. Use um software de gestão financeira

A automação dos processos do departamento financeiro é algo acessível para qualquer tamanho de empresa. Você ou seus funcionários vão realizar o trabalho com mais rapidez e menos erros. Os sistemas precisam ser alimentados corretamente e os processos precisam ser bem definidos e acompanhados. Com isso, você terá velocidade no processo de tomada de decisão e segurança nas informações consultadas.

Personalize-os de acordo com as suas necessidades. Solicite a criação dos relatórios de que você precisa. Continue a trabalhar com o programa continuamente, pois suas necessidades mudarão à medida que seus negócios crescerem.

E não se esqueça de fazer backups regulares. Assim você terá a certeza de não perder todos os dados. Configure um backup automático para a nuvem ou disco rígido e tenha 100% de certeza da integridade dos dados.

5. Procure um especialista

As finanças são uma parte importante da gestão de uma empresa e, às vezes, isso significa que você precisará da ajuda de um especialista. Portanto:

  • Obtenha conselhos antes de tomar uma decisão financeira da qual você não tenha certeza, por exemplo, expandir para uma nova área ou comprar um ativo de alto valor.

  • Peça ajuda se sentir que não está por dentro das coisas ou em momentos importantes, por exemplo, calcular os impostos e formar preços de vendas.

  • Pese o custo – pagar um especialista pode acabar mais barato do que tentar fazer você mesmo.

Considerações finais

Se feito corretamente, o controle financeiro permite que você identifique erros e problemas e corrija-os antecipadamente, evitando surpresas e situações irremediáveis.

Além de oferecer uma visão da empresa como um todo, mas também dos departamentos individuais (identificando os centros de responsabilidade), e também para ações ou itens muito específicos, de forma que permite conhecer a situação financeira da empresa e atuar sobre a origem específica do problema.

Por isso o controle financeiro é tão importante: é uma ferramenta de análise para tomar melhores decisões, com vistas à otimização de recursos e ao crescimento constante.

Então, gostou de conhecer mais sobre o controle financeiro empresarial? Deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós.

Para mais informações e ferramentas, acesse o site da Anova Projetos, leia os textos do Blog e acompanhe as redes sociais. Nela, nossa equipe compartilha dicas, estudos de caso e ferramentas que auxiliarão sua empresa na construção de uma gestão financeira mais eficiente e eficaz. E caso precise de um apoio maior, faça contato e encontraremos em nosso portfólio a melhor solução de consultoria e treinamento para você.

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.