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Como saber se a sua empresa está tendo lucro ou prejuízo?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, é o relatório que indica o resultado da operação de uma empresa num período determinado de tempo que pode ser um mês, trimestre, semestre ou ano.

Este é o relatório que informa como a empresa gera valor através da obtenção de receitas e consome recursos na sua estrutura de custos e despesas, tendo como resultado a lucratividade, que pode ser positiva ou negativa.

A DRE apresenta informações como receita de vendas, impostos sobre vendas, custos dos produtos vendidos, custo das mercadorias vendidas, custo dos serviços prestados, despesas administrativas, despesas comerciais, despesas financeiras, receitas financeiras, provisões para impostos de renda e contribuição social e resultado líquido da empresa.

Na DRE, as informações são alocadas pelo regime de competência, não tendo necessidade de que o fluxo financeiro de entrada ou saída de dinheiro tenha ocorrido no período de análise.

Entre outros fatores, a DRE permite ao gestor financeiro e ao empresário analisar:

⦁ Se a empresa obteve lucro ou prejuízo em um determinado período;

⦁ O desempenho gerencial;

⦁ Se o volume de vendas no período está adequado à estrutura de custos da empresa;

⦁ A margem de contribuição e o ponto de equilíbrio;

⦁ A estrutura de custos e despesas da empresa;

⦁ Permite a comparação com o mercado e com outros períodos.

Estrutura geral de uma DRE contábil:

No dia-a-dia das pequenas e médias empresas, é mais comum a utilização de uma estrutura de DRE chamada de gerencial.
Essa estrutura permite, entre outras análises, verificar separadamente os impactos de custos e despesas fixas e variáveis sobre a lucratividade alcançada, além de permitir de maneira mais intuitiva o cálculo de dois indicadores extremamente importantes para análise do desempenho gerencial dos negócios: a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.

Estrutura de uma DRE Gerencial:

Para elaboração de uma DRE, algumas informações são de grande relevância e detalhes merecem ser observados. As receitas de vendas devem ser formadas pelo somatório das vendas à vista e a prazo, independente de quando serão recebidas.

Observe que quando analisamos as receitas de um período não estamos, aqui, interessados em saber quanto efetivamente entrou no caixa da empresa e sim o volume total das vendas realizadas naquele período.

Nas empresas industriais, os custos dos produtos vendidos são os custos de produção daquilo que foi vendido em um determinado período de análise. Estes custos compreendem a mão de obra, matérias-primas, energia, manutenção e depreciação de equipamentos e máquinas da produção etc.

Nas empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas são os custos com a aquisição daquilo que será vendido, incluindo despesas com fretes, seguros e questões tributárias que variam de acordo com a localização, o tipo de mercadoria e o enquadramento tributário da empresa.

Por fim, nas empresas de prestação de serviços, os custos dos serviços prestados correspondem aos materiais utilizados, a mão de obra, energia, manutenção e depreciação de equipamentos e máquinas utilizados na prestação dos serviços.

As despesas variáveis são aquelas que variam proporcionalmente ao volume de vendas da empresa. Seus valores dependem diretamente do volume de vendas realizado num determinado período.

Exemplos de despesas variáveis: comissões e encargos, comissões de cartão de crédito, embalagens, uso e consumo da loja (ex.: bobinas para PDV), royalties, fretes sobre vendas, propagandas e promoções (quando forem % das vendas) etc.

As despesas fixas são aquelas não variam proporcionalmente ao nível de vendas da empresa. É importante ficarmos atentos porque, mesmo com essa nomenclatura, estas despesas variam de período para período, sendo que algumas delas nem mesmo ocorrem em todos os períodos.

São exemplos: folha, encargos e benefícios (com provisões), propaganda (quando não for um % das vendas), segurança, água, energia (em empresas comerciais), telefone, aluguel, licenças e taxas, manutenção da loja, manutenção dos equipamentos, pró-labore e encargos, seguros, depreciação de edifício, depreciação dos equipamentos, despesas gerais e administrativas etc.

A única forma de você saber o resultado da sua empresa, conhecer seu lucro ou saber se está tendo prejuízo, é elaborando uma DRE. Esse relatório pode ser determinante para a sobrevivência da sua empresa.

Mesmo que você esteja tendo lucro, a DRE vai te ajudar a entender como melhorar os resultados e tornar-se ainda mais lucrativo. Não deixe para depois e comece agora a elaboração do seu Demonstração do Resultado do Exercício.

Se precisar de ajuda, entre em contato com a Anova Projetos, estamos preparados para te ajudar a levar sua empresa para o próximo nível!

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