Como escolher bons indicadores para minha empresa?

Seu planejamento estratégico ficou pronto, você detalhou objetivos, estratégias e planos de ações e agora precisa garantir a efetividade dessas ações. Para isso você utilizará os indicadores de desempenho.

Os indicadores são como medidores que demonstram de maneira objetiva se as metas foram atingidas, ou quanto ainda está faltando para que isso ocorra.

Lembre-se que além dos indicadores, precisamos de pessoas qualificadas para elaborar, interpretar e tomar decisões a partir dos resultados desses indicadores.

O gestor do planejamento estratégico precisa de informações confiáveis e atualizadas sobre o andamento das ações e os resultados provocados na empresa. Os indicadores são a tradução da realidade da empresa.

Através deles, você vai conseguir traduzir uma realidade muitas vezes complexa em um conjunto de informações objetivas que permitirão um maior grau de agilidade no processo de tomada de decisão.

Os indicadores derivam dos objetivos estratégicos. Objetivos bem estabelecidos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Nesse sentido, quando você definir seus objetivos, ele já deve oferecer de imediato uma sugestão de quais informações você precisará medir para garantir que o objetivo será alcançado. Observe esses exemplos de objetivos e indicadores:

Objetivo: Faturar R$ 300.000,00 por mês até dezembro de 2022.

Indicador: Faturamento mensal em reais.

Objetivo: Reduzir a custo médio do endividamento bancário em 50% até dezembro de 2022.

Indicador: Custo efetivo médio do endividamento bancário em % .

Objetivo: Ter 5.000 clientes ativos até julho de 2022.

Indicador: Número total de clientes ativos cadastrados no sistema de gestão da empresa.

Objetivo: Mapear 100% dos processos produtivos, logísticos e comerciais até julho de 2019.

Indicador: Percentual total de vendedores treinados.

Observe que ao definir um indicador você está comunicando a toda equipe aquilo que é efetivamente importante para sua organização.

Quando você decide, por exemplo, monitorar o prazo da entrega dos pedidos aos clientes, você está informando que pontualidade é algo que a empresa julga ser importante para implementação das suas estratégias.

Além disso, você está alinhando o comportamento de todos que terão que adequar seus processos para garantir que este padrão de comportamento.

Você deve ter cuidado para balancear bem os indicadores. Lembre-se que ele será determinante para definir a maneira como todos na organização irão se comportar. No exemplo dado, pode ser que o número de avarias aumente em decorrência de atropelos nos processos.

Você precisará de outros indicadores que garantam que as entregas serão feitas no tempo, sem avarias e com segurança.

A construção de um painel de indicadores abrangentes e bem balanceado é algo que você vai aprender a fazer com a prática, não se preocupe. Algumas características de um bom indicador podem ajudar na escolha dessa peça fundamental para gestão estratégica da sua empresa.

Para ser um bom instrumento de gestão, o indicador deve ser relevante, sua informação deve acrescer argumentos para o processo de tomada de decisão. Ele deve mensurar algo importante. Os resultados devem ter credibilidade, pois se a origem dos dados for duvidosa comprometerá toda capacidade de realização de qualquer análise.

A metodologia para cálculo do indicador deve ser clara e não deve existir esforço nem custo exagerado para conseguir as informações necessárias para sua construção. Por fim ele deve ser de simples interpretação.

Dificilmente indicadores muito complicados trazem informações relevantes.

Lembre-se que o objetivo dos indicadores é simplificar a realidade.

Utilize os indicadores para fazer benchmarking, isso é, compare os resultados atingidos com seus resultados em outras épocas, com os resultados de outras unidades de negócio e com empresas líderes de mercado.

Uma boa pesquisa e você encontrará informações sobre concorrentes, grandes empresas de capital aberto e muitos artigos científicos, periódicos e revistas especializadas com informações médias do setor.

Fornecedores, contadores e empresas fornecedoras de sistemas de informações também são excelentes fontes de métricas.

Quando você escolher um indicador, construa um quadro onde você deve detalhar algumas informações principais. Mostre a qual objetivo estratégico ele está conectado, descreva o indicador e a forma de apresentação do resultado.

Descreva a metodologia de cálculo e onde as informações estão disponíveis para serem acessadas. Por fim, especifique a meta, que é o resultado esperado para o indicador.

Agora é sua vez. Construa um painel de indicadores que seja relevante e permita determinar se os objetivos estratégicos estão sendo atingidos.

Se precisar de ajuda para implementar a metodologia de gestão por resultados na sua empresa, entre em contato conosco! Nossos especialistas estão prontos para atende-lo!

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