Como utilizar design thinking na minha empresa?
A tentativa constante de não repetir o passado e sim criar o futuro é o grande desafio do design thinking.
Mais do que ferramentas, prega a implementação da sensibilidade e do método dos designers para atender as necessidades das pessoas, utilizando o que for tecnologicamente possível e economicamente viável.
O pensamento de design aplicado aos negócios coloca as pessoas no centro de tudo. Sua empresa está preparada para uma mudança completa na forma de pensar?
É importante perceber que inovar não é algo natural. Exige treino e persistência, além de um ambiente onde as pessoas sintam-se confiantes e estimuladas a mudar a forma de agir e de pensar. Em primeiro lugar precisa-se de um grande respeito a diversidade. A pluralidade de ideias, maneiras de ver o mundo divergentes, consultar novas fontes e fazer novas escolhas. Para o design thinking não existem comportamento errados ou certos, no entanto, eles são sempre significativos. Sempre podemos aprender algo novo e ter um novo insight.
Estimule a curiosidade (investigar o por que das coisas insistentemente) e o pensamento abdutivo (constante questionamento “e se” as coisas fossem diferentes). Sair da zona de conforto é a ordem. Estimule sua equipe a buscar informações e questionar as ações do dia-a-dia. Alguém já disse que não há como ter resultados diferentes fazendo todos os dias as mesmas coisas, não é verdade? Comece dentro da empresa estimulando o desenvolvimento de sugestões para solucionar as dificuldades encontradas pelas equipes nas suas atividades diárias.
Seja criativo e estimule a criatividade. Existe uma frase de Peter Drucker que diz para “converter necessidade em demanda”. Não há como identificar essas necessidades sem estimular um olhar criativo e, mais uma vez lembrando, colocar as pessoas em primeiro lugar. É importante escutar o cliente. Mas cuidado! Em geral os clientes são especialistas em problemas. Soluções inovadoras são criadas por empresas inovadoras.
Implemente uma cultura de inovação na sua empresa. Segundo Tim Brown, o CEO da IDEO, maior e mais respeitada consultoria em design e inovação do mundo, é necessário criar um ambiente onde as “pessoas saibam que podem fazer experimentos, assumir riscos e explorar todas as suas aptidões”. Ainda segundo ele “é melhor pedir perdão depois, em vez de permissão antes”. Os cursos de inovação do SEBRAE podem lhe ajudar no desafio de criar ambientes inovativos na sua empresa.
De maneira resumida, para implementar o pensamento de design dentro da sua organização, você deve criar condições para que insights surjam a partir da observação das pessoas e de um constante exercício de empatia, que é se colocar efetivamente no lugar dos outros. Em seguida, esses insights devem se transformar em ideias num processo repetitivo de divergência, onde são geradas novas ideias e opções são criadas, e convergência onde opções são eliminadas e escolhas são feitas.
Por fim, a implementação onde as ideias escolhidas são detalhadas em planos de ações e viram protótipos colocados a prova do consumidor, gerando mais aprendizado, novos insights e melhorias.
Até hoje, a força motriz dos negócios eram os produtos e serviços. Os portfólios de produtos e serviços eram desenvolvidos, era criado um modelo de negócio e só em seguida partia-se para buscar os clientes. Agora o cliente é o centro de tudo. Suas necessidades são estudadas até que soluções sejam criadas. Em seguida, é definido o melhor modelo de negócio possível e depois de prototipagens e testes as empresas são criadas.
A melhor maneira de entender o design thinking é fazendo. Nada substitui a prática. As diversas etapas não seguem exatamente uma sequência lógica e cada projeto seguirá um fluxo próprio. Raramente ocorrerão grandes mudanças ou saltos grandiosos. Você tem que estar aberto a mudanças e disposto a trabalhar bastante, envolver sua equipe e persistir. Os resultados podem ser espetaculares.
Se você precisar de ajuda para implementar a metodologia e cultura do design thinking na sua empresa, entre em contato com a Anova Projetos, nossos especialistas estão prontos para atende-los!