Como analisar o ambiente e projetar cenários?

O Planejamento Estratégico deve ser visto como uma ferramenta que pode auxiliar a empresa na identificação e operacionalização de estratégias em um processo flexível, que influencie todos os níveis da organização, e não como um caminho definitivo a ser traçado pela mesma. Especialmente no ambiente no qual se insere a pequena empresa, faz-se necessário um processo em que seja possível promover rearranjos imediatos a variações externas nos cenários identificados.

O levantamento de cenários e tendências procura oferecer argumentos a você que, em geral, não possui experiência aprofundada na elaboração de planejamentos estratégicos. Mesmo quando existe esta experiência, você não deve perder de vista que as empresas estão inseridas no ambiente e como qualquer ser vivo, influencia e é influenciada pelo que ocorre externamente.

O primeiro dos ambientes que influenciam as empresas é o que se costuma chamar de macroambiente. São todos os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que afetam todas as empresas de uma maneira geral, mas com implicações particulares. Isto é, cada negócio vai reagir de maneira diferente às mudanças nessas variáveis. Pelas iniciais desses grupos de fatores, em suas pesquisas você também pode ouvir ela ser chama de análise PEST.

É importante que você faça uma lista com estes fatores enumere da seguinte maneira:

1: Impacto negativo muito forte sobre os resultados da minha empresa;

2: Impacto negativo moderado sobre os resultados da minha empresa;

3: Impacto positivo moderado sobre os resultados da minha empresa;

4: Impacto positivo muito forte sobre os resultados da minha empresa;

NA: Não se aplica, ou seja, não impacta no resultado da minha empresa.

Para todas as respostas 1 ou 4, você precisa elaborar uma justificativa e desenvolver uma estratégia para monitorar o que o mercado e os especialistas dizem sobre as tendências dessas varáveis. Você também deve observar que alguns dos fatores listados a seguir podem impactar positivamente e negativamente a sua empresa, dependendo do que se espere de tendência para a variável. Quando for assim, você deve marcar os dois efeitos, mas tendo mais atenção e cuidado com a tendência que houver mais chance de ocorrer.

Dentre os fatores políticos que podem afetar positiva ou negativamente o seu negócio, destacam se: aumento ou diminuição dos gastos do governo na sua região, variações na carga tributária, programas de distribuição de renda, alterações nas legislações trabalhista e ambiental, fiscalização dos órgãos públicos e investimentos públicos em infraestrutura.

Já nos fatores econômicos, você deve estar atento a: crescimento da economia –taxa de crescimento do PIB, expectativa de taxa de inflação, variações nas taxas de juros, variações nas taxas de câmbio e aumento do poder de compra das classes sociais atendidas pela sua empresa na sua região.

Nos aspectos sociais, você deve observar tudo aquilo que pode afetar o desejo e a capacidade de compra do seu mercado consumidor: as tradições, os valores e os costumes da população na sua região, envelhecimento da população, taxa de crescimento populacional, nível de desemprego, nível educacional, violência, acesso a informação, preocupação com a saúde, preocupação com a preservação do meio ambiente, busca de qualidade de vida e pressão por responsabilidade social nas empresas.

Por último, mas não menos importantes, você deve analisar as questões tecnológicas: velocidade das mudanças tecnológicas no seu setor, existência de incentivos governamentais para P&D, se existe a possibilidade de aquisição ou transferência de tecnologia e a existência de marcas protegidas e patentes.

A consulta de fontes secundárias é o primeiro passo deste levantamento. Você deve consultar revistas especializadas, participar de feiras e congressos, consultar sindicatos patronais e associações de classe. O SEBRAE e todo o Sistema S são fontes especializadas em oferecer informações confiáveis para os pequenos negócios. Fique atento; buscar informações é uma das características importantes do comportamento empreendedor.

Se precisar de ajuda para executar essas ações estratégicas na sua empresa, entre em contato conosco! Nossos consultores estão preparados para atende-lo!

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.