Como definir a visão de futuro para minha empresa?
A visão de futuro tem um papel decisivo no planejamento estratégico. Todos os envolvidos no processo precisam entender aonde a empresa quer chegar com todo esse trabalho que está sendo realizado. Existe uma grande concentração de recursos que serão empregados na concretização da visão de futuro. Assim, ela deve ser desafiadora, inspiradora e factível.
O primeiro passo é a definição do horizonte desta visão: A visão vai ser realizada quando? Você deve determinar uma data para a visão de futuro. Em geral, é uma decisão que você deve tomar, mas para empresas que nunca fizeram planejamento, um horizonte máximo de três anos já seria um período razoável. As que já trabalham e dominam as ferramentas de planejamento, projetam horizontes maiores, de cinco até dez anos.
A visão de futuro pode ser definida pelos sócios da empresa, como também pode fazer parte de um processo participativo dentro da elaboração do planejamento estratégico. Quando participativo, você deve realizar um brainstorming onde será aberto o campo de visão para depois estreitar, filtrar e focar. Nesse momento, como é próprio do brainstorming, não são admitidas críticas ou censuras. Apenas ideias são projetadas em rodadas sucessivas. Durante o trabalho os participantes vão descobrindo o que é possível realizar e juntos vão formatando uma visão de futuro comum.
Esse é um momento chave do processo, visto que quando todos colaboram, constrói-se uma visão significativa para equipe. A participação também faz com que existam sensações de propriedade e empatia. Diferente de quando os sócios preparam um documento a portas fechadas e tentam disseminar posteriormente na empresa. A sentença da visão será disseminada por toda a empresa e orientará as ações do planejamento estratégico.
Conflitos podem surgir na construção da visão. É comum existirem desistências de participantes, redefinição de equipe e até mesmo a possibilidade do surgimento de novos empreendimentos, sobretudo quando os sócios divergem quanto aos rumos que a empresa deve tomar. É natural que objetivos conflitantes desaguem em diferentes visões de futuro.
Quando estes objetivos não são conciliáveis, existe a necessidade da mudança.
A visão é um retrato de como sua empresa deve estar em uma data futura. Exercícios de visualização deste futuro podem gerar bons resultados, a depender do seu perfil e do da equipe. Os participantes devem ser estimulados a realizar trabalhos parecidos individualmente, podendo dividir com o restante do grupo caso sintam necessidade.
A construção de uma visão de futuro para horizontes de três, cinco ou mais anos é uma crítica recorrente dos que desacreditam o planejamento estratégico como uma ferramenta gerencial atual e competitiva. A construção do planejamento não ocorre independente do meio externo, sempre em constante mutação. Ele é muito mais uma metodologia de monitoramento das mudanças e criação de uma perspectiva de como a organização vai comportar-se e perpetuar-se.
No planejamento estratégico você deve ter em mente que não existe certeza sobre o que vai acontecer no futuro. Contudo, é importante que todos saibam o que a organização, e todas as pessoas nela envolvidas, querem que aconteça. As estratégias e planos são estruturados para o que se quer que aconteça. Avaliação dos riscos, monitoramento e elaboração de planos contingenciais é a garantia que a organização perseguirá seus objetivos. Você pode, inclusive, sentir a necessidade de construir uma nova visão em decorrência de oportunidades e ameaças percebidas.
A visão de futuro dá um norte, uma direção para a caminhada, uma fonte de motivação e de geração de objetivos estratégicos, facilita o alinhamento de ações e, portanto, a otimização da utilização dos recursos. A visão de futuro é fonte de inspiração. Uma boa definição pode contribuir para o sucesso do planejamento estratégico e, sobretudo, das pessoas que passam a ser o centro das estratégias.
Se precisar de ajuda para realizar o seu planejamento estratégico, entre em contato conosco, nossos especialistas estão prontos para atende-lo.