Como liderar minha equipe?
Você já ouviu falar de boas iniciativas e até de bons planejamentos estratégicos que depois de alguns meses foram completamente esquecidos.
Isso além de frustrar toda equipe, faz com a equipe desacredite próximas iniciativas por acreditarem que também não sairão do papel.
Muito se fala em liderança, mas o que você deve fazer para executar bem e não ficar afogado em detalhes operacionais da sua rotina normal de trabalho?
Existe muito material na internet e em bons livros e artigos sobre como os líderes devem se comportar. Entre tantos autores, o especialista em execução e consultor Ram Charam resume nas suas obras alguns pontos que podem trazer alguns bons insights e vão ajudar você a liderar sua equipe com maior eficiência.
Demonstre envolvimento pela sua equipe e pelo seu negócio. Não basta apenas achar que conhece a equipe e o negócio, você precisa mergulhar a fundo e buscar informações diretamente na fonte. Interaja com clientes e fornecedores buscando ouvi-los ativamente para compreender suas expectativas, mas também faça esse exercício com o seu pessoal.
Não espere que relatórios e informações perfeitas cheguem a sua mesa, você precisa ir onde as coisas acontecem para ter a mesma perspectiva do seu funcionário. A implementação do planejamento envolve muitas mudanças.
Na maioria das vezes, tudo que sua equipe não precisa é de mais uma coisa para fazer. Você não poderá apenas dizer o que as pessoas devem fazer, vai ser preciso envolvimento, conhecimento e comprometimento. Vai ter que vender bem a ideia, explicar os benefícios que serão gerados e ser bem específico quanto ao desempenho que você espera de cada um.
Também mostre que estará aberto às dificuldades que surgirão e entende que durante a implantação surgirão obstáculos, mas que estes precisarão ser superados. Isso pode ajudar para que todos levem a sério a iniciativa.
Seja realista. Não se conforme com meias verdades e filtre bem as informações que chegam até você. Isso evita que se crie expectativas que não serão atingidas e demonstre que precisa que a equipe tenha o mesmo comprometimento. A realidade precisa ser encara para que você consiga dosar com precisão a quantidade de energia que precisará dedicar a cada projeto.
Concentre suas energias em poucas prioridades e defina cada uma com clareza. Não adianta achar que tudo deve ser feito agora. Quando você tem muitas prioridades, pode ser que na verdade ainda não saiba o que deve fazer. Defina no máximo 3 prioridades para sua empresa e explique para todos de forma clara e objetiva. Insista na simplicidade. Coisas complexas que as pessoas têm dificuldade em compreender têm uma maior chance de se transformar num grande fracasso.
Não deixe as coisas pela metade e conclua o que foi planejado. Mesmo que você consiga elaborar metas claras e objetivas, se as pessoas não acreditarem que vão ser levadas até o fim, não adiantará nada. Tenha exata noção do poder do exemplo. Não deixe as coisas pela metade e demonstre para todos na empresa que quando assumirem um compromisso, terão que entregar exatamente aquilo que se espera em termos de resultado. Atribua responsabilidades e acompanhe.
Analise desempenho e recompense quem dá resultados. Quando as pessoas sentem que não estão sendo recompensadas pelo seu desempenho e que sua remuneração ou a possibilidade de promoção não dependem das suas entregas, não existe motivação para apresentarem resultados diferentes. Incentive quem faz e deixe claro para toda organização quais são as métricas e o que se espera de cada um.
Desenvolva pessoas e ofereça orientação. Não delegue a ninguém o papel de desenvolver sua equipe e potencializar as suas habilidades. Isso é um importante papel do líder e na sua empresa é você quem deve fazer. Cuidado que orientar é diferente de dar ordens e ensinar.
Dê feedback específico sobre os comportamentos que devem ser incentivados e sobre os que devem ser modificados, não esquecendo de ser gentil e objetivo. Ofereça exemplos e sugira caminhos. Faça perguntas diretas e force as pessoas a pensar e a se posicionar.
Busque autoconhecimento. Tenha consciência dos seus pontos fortes e fracos para que você fortaleça os primeiros e procure desenvolver aquilo que lhe falta. Não se desvie daquilo que você acha correto e seja firme. Haja com os outros com honestidade e demonstre uma atitude positiva diante dos desafios. As pessoas não querem seguir lideranças negativas e não importa o que você diga, sua equipe vai observar as suas atitudes e se suas ações não forem condizentes com o seu discurso, vão perder a confiança em você.
Aproveite ao máximo esses insights e busque analisar o seu comportamento nos últimos tempos. Compare esse comportamento com os resultados que sua empresa está tendo.
Verifique aquilo que você precisa mudar e o que precisa ser fortalecido e lidere sua equipe rumo aos objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico.
Se precisar de ajuda neste processo, entre em contato conosco, nossa equipe de especialistas estão prontos para atende-lo!