Como desenhar o mapa estratégico da minha empresa?

Se você já escolheu os seus indicadores, precisará promover sua integração e verificar seu alinhamento com as estratégias do negócio.

É importante entender que existe uma relação de causalidade entre os indicadores de diferentes perspectivas e que os resultados obtidos em uma área funcional têm efeitos percebidos nas outras perspectivas do seu painel de indicadores.

Mas como promover a integração dos indicadores do Balanced Scorecard e montar um mapa estratégico que servirá de base para a gestão estratégica da sua empresa?

Os objetivos e medidas estabelecidos no BSC não são um conjunto desconexo, agrupados segundo as perspectivas financeira, de clientes, processos internos e de aprendizagem e crescimento.

Deve existir entre os objetivos e métricas de cada perspectiva uma relação de hierarquia que é direcionada pela missão, visão e pelas estratégias da empresa.

A relação entre os diversos objetivos deverá formar um mapa onde ficará clara a relação de causa e efeito entre os diversos objetivos das áreas funcionais.

O BSC da sua empresa deve ser uma tradução da sua visão e da estratégia, onde os objetivos estão interligados, partindo da perspectiva financeira, seguida pela de clientes, pelos processos internos e terminando no aprendizado e crescimento.

Assim, os investimentos em qualificação de pessoal e sistemas de informação vão permitir inovações e melhorias dos processos para melhor atender as necessidades e expectativas dos seus clientes, gerando valor para os próprios clientes e para os sócios da sua empresa.

O BSC servirá de base para orientar a comunicação com os membros da sua equipe.

O objetivo será o de obter compromisso com as estratégias criadas através do conhecimento e entendimento de todos dos objetivos e metas de longo prazo e quais as estratégias escolhidas para alcança-los.

Você pode lançar mão de e-mails, jornais internos, memorandos, quadros e murais de aviso.

O importante é escolher um canal que seja eficiente e que permita o entendimento dos funcionários quanto aos objetivos do planejamento.

Através das metas estabelecidas nos indicadores que compõem o BSC, você precisará desenvolver os mecanismos que forneçam os recursos necessários ao atingimento dos resultados planejados.

O seu BSC servirá ainda para monitorar e ajustar a implementação do planejamento estratégico, podendo também ele ser adaptado a um novo contexto externo e a necessidade de alterações nas estratégias e objetivos e devido a aprimoramentos normais nos sistemas de gestão e controle.

Com o BSC você terá um quadro com medidas de desempenho que lhe permitirá verificar a implementação das estratégias por parte dos seus funcionários periodicamente.

O BSC deverá representar a visão de futuro da empresa criando aspirações compartilhadas por todos, criar um modelo que mostre todas as áreas da empresa de maneira integrada, mostrando a equipe como cada um pode contribuir para o sucesso organizacional e dar foco aos esforços em direção a mudança desejada.

Você perceberá se tem um bom BSC se qualquer pessoal que olhar seu mapa estratégico conseguir entender a estratégia que deu origem ao quadro.

Segundo as orientações dos criadores do BSC, os autores Kaplan e Norton, em workshops realizados com a equipe do planejamento, você deve seguir os seguintes passos para definição dos indicadores das 4 perspectivas:

Detalhar a descrição dos objetivos estratégicos gerais e funcionais;

Identificar os indicadores que melhor captam e comuniquem de cada objetivo;

Descrever para cada indicador as fontes de informações necessárias para sua construção e definir como estas informações irão ficar acessíveis; e,

Identificar como os indicadores de cada perspectiva se relacionam e como influenciam os indicadores das outras perspectivas.

Feito isso, os mesmos autores sugerem que os objetivos de cada perspectiva sejam listados detalhadamente.

Em seguida sejam apresentados os indicadores de cada uma das perspectivas, com a apresentação de como cada um pode ser apresentado e calculado.

Por fim, seja construindo um mapa estratégico que demonstre graficamente como os indicadores se inter-relacionam dentro de cada perspectiva e entre as perspectivas diferentes.

Seguindo estes passos, você terá um mapa estratégico que permitirá mobilizar esforços e orientar o processo de mudança promovido pelo planejamento estratégico.

Prepare seu BSC e inicie o processo de gestão estratégica na sua empresa.

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco! Nossa equipe de consultores estão prontos para atende-lo

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.