Como criar uma cultura de execução na minha empresa?

Se você já montou uma boa estratégia e já ofereceu os recursos necessários para que seu pessoal a coloque em prática, mas você observa que mesmo com uma estrutura organizacional adequada em termos de estrutura física, recursos financeiros e processos, as coisas não estão acontecendo…

Os olhares se voltam para a cultura organizacional.

Cultura organizacional é a soma de todas as crenças, valores e normas de comportamento compartilhados pelas pessoas que fazem parte de uma organização. Você pode simplificar como sendo a maneira como as pessoas fazem as coisas, se relacionam, no que acreditam e quais pensamentos possuem sobre a sua empresa e sobre a forma como ela é conduzida.

Então, se você pretende mudar a cultura da sua empresa e implantar uma cultura de execução, não adianta intervir inicialmente no que as pessoas acreditam. Sua equipe precisa enxergar as mudanças acontecendo para em seguida começar a mudar as suas crenças e valores. Você precisa modificar o comportamento. Neste artigo explicamos em seis passos como você pode iniciar seu processo de mudança na sua cultura organizacional.

01 – Planejamento e transparência

Você e as pessoas que ocupam posição de liderança na sua empresa precisam deixar bem claro para todos que o foco agora é a melhoria de resultados do seu negócio. Os novos comportamentos adotados devem gerar melhores resultados. Inicialmente você precisa deixar claro para todos quais os resultados esperados, que são os objetivos estratégicos, e discutir intensamente a melhorar maneira de alcançar esses resultados, que são as estratégias.

Clique aqui para ler o artigo: Como alinhar objetivos, estratégias e planos de ação?

02 – Realize feedbacks positivos

Agora você precisa orientar as pessoas sobre que caminhos adotar para executar as estratégias, oferecer o suporte necessário, acompanhar a execução e por fim recompensar aqueles que tiverem bons resultados. Não existe estímulo para ter alto desempenho quando as pessoas percebem que sua remuneração será igual a daquelas com baixo desempenho. Só haverá mudança de comportamento quando você conseguir mexer com os incentivos da equipe. Tudo que você cuida tende a crescer. Demonstrar através de ações concretas que o bom desempenho será recompensado vai ajudar a alterar as crenças dentro do seu negócio, iniciando o desenvolvimento de uma cultura de execução.

03 – Avalie o desempenho dos membros da equipe:

A implementação de uma cultura de desempenho se iniciará pela implantação de um sistema de métricas simples e transparente que permita a avaliação do desempenho dos membros da equipe. Quando sua empresa começar a remunerar e promover pessoas em função dos resultados alcançados por elas, você estará efetivamente implementando uma cultura nova. As pessoas vão perceber esse novo comportamento e vão começar a alterar as suas crenças. Desenvolva formas de recompensar também as atitudes tidas como positivas, incentivando comportamentos específicos.

04 – Realize feedbacks corretivos

Tenha muita atenção. Embora você recompense quem tem melhor desempenho, essa estratégia só vai funcionar se você der bastante atenção àquelas pessoas que estiverem com desempenho abaixo do exigido. A essas pessoas você deverá oferecer feedback claro e específico, orientar, qualificar e oferecer condições para que se recuperem. Além disso, você precisa ter coragem para retirar incentivos daqueles que não apresentem os resultados esperado, realocá-los e até despedir quando necessário for. Lembre-se que o objetivo não é demitir pessoas e sim melhorar seu desempenho.

05- Incentive o relacionamento.

Incentive o bom relacionamento entre as pessoas da sua empresa. Elas precisam se comunicar bem para que as informações circulem com o menor nível de ruído possível e para que decisões sejam tomadas de maneira transparente e rápida. Crie canais formais de comunicação com rotinas de reuniões e encontros e incentive os informais, para que haja interação entre pessoas de departamentos diferentes. Isso também vai ajudar a disseminar a nova cultura organizacional, criando formas comuns de pensar e agir.

06- Desenvolva um ambiente de transparência.

Crie um ambiente em que as pessoas se sintam a vontade para se posicionar e relatar os fatos da maneira como eles realmente são. Ninguém pode ter receio de dar uma má notícia.

Quando isso acontece, você está correndo o risco de que as pessoas joguem a sujeira para debaixo do tapete e acabará tomando decisões com informações imprecisas e erradas. Todo comportamento tolerado e demonstrado por você e por seus líderes será incentivado por toda organização. Incentive a postura correta e crie efetivamente uma cultura de execução.

Conclusão:

Uma cultura de execução é um diferencial que sua empresa pode adotar e com isso, ter vantagens em relação a sua concorrência. Um grande exemplo do resultado de uma cultura de execução é o case da “Ambev” que superou diversos concorrentes e transformaram empresas falidas em empresas lucrativas ajustando a cultura das suas empresas.

Com esses 06 passos você já terá um mapa para iniciar seu processo de implementação da cultura de execução e resultado no seu negócio. Através da nossa consultoria em Gestão Estratégica, identificamos e ajudamos na implementação de ajustes na sua cultura organizacional para deixa-la ainda mais eficiente.

Então, entre em contato com a Anova, desenvolva uma cultura de execução na sua empresa!

Além disso, te convido conferir o nosso E-book Gestão Financeira: Como fazer um orçamento empresarial em tempos de crise?. Uma grande oportunidade para aprender mais!

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.