Como alinhar objetivos, estratégias e planos de ação?

Você e sua equipe dispenderam muita energia para elaborar as suas estratégias e terá que dedicar ainda mais para vê-las implementadas. Fazer o planejamento estratégico dar resultados depende da sua dedicação no desdobramento dos seus objetivos em estratégias e dessas estratégias em um conjunto de ações.

As estratégias sem ações que permitam sua materialização são apenas intenções. E as mais nobres das intenções não são capazes de promover nenhuma mudança na sua organização, você terá que provocar o movimento.

Olhe para fora da sua empresa observe seus concorrentes. Olhe para outros mercados e observe o funcionamento de algumas empresas. Veja que muitas vezes elas não possuem uma estratégia única e inovadora, mas são excepcionais em fazer aquilo que se propuseram a fazer.

A realidade mostra que o que faz a diferença é sua capacidade de executar aquilo que foi planejado. É claro que nada vai superar uma estratégia inovadora e única sendo executada de maneira excelente, mas você pode concluir que uma estratégia comum executada com maestria vai lhe dar muito mais resultado que uma estratégia inovadora mal executada.

Dedique algum tempo a entender o processo do planejamento estratégico que caminhou de uma visão de futuro até planos de ação detalhados no nível operacional. Visualize o processo imaginando cada etapa sendo realizada na sua empresa, as pessoas que estarão envolvidas, os recursos utilizados e quais artifícios você vai lançar mão para transformar intenções em resultados.

Aqui, você terá um passo a passo para alinhar e desenvolver seus objetivos, estratégias e planos de ação!

1° Passo: Visão de futuro.

Depois de realizadas muitas análises sobre fatores internos e externo ao seu negócio, você deve definir a sua visão de futuro que será um retrato de como sua empresa deve estar em um horizonte de três a cinco anos. Essa visão vai nortear os seus objetivos estratégicos e inspirar a construção das suas diretrizes estratégicas.

2° Passo: Objetivos Gerais

Dando um passo significativo em direção a definições mais tangíveis, você traçará os objetivos gerais, que são aqueles que envolvem a sua empresa como um todo. Eles vão mais do que mostrar, vão quantificar onde sua empresa quer chegar. Esses objetivos quantificam a visão de futuro e especificam o lugar no futuro que a sua empresa pretende ocupar na execução da sua missão.

3° Passo: Estratégia Geral

Os objetivos gerais dizem onde a empresa quer chegar. Como a empresa pretende chegar é justamente o papel da estratégia geral. A construção da estratégia deve levar em consideração as condições de mercado e os fatores internos, que são os pontos fortes e fracos. O reconhecimento das oportunidades e ameaças e o entendimento das suas forças e fraqueza, aliados a criatividade e comprometimento da equipe serão determinantes na construção de uma estratégia única que permitirá a empresa a possibilidade de ocupar uma posição de destaque frente aos seus concorrentes.

4° Passo: Objetivos Funcionais

Os objetivos e estratégias gerais vão servir de base para a construção dos objetivos funcionais. Estes vão ser os desdobramentos por cada departamento da empresa daquilo que foi estabelecido. É a parte que cabe a cada departamento da empresa para que os objetivos e estratégias gerias sejam materializados. Observe que os objetivos funcionais estão amarrados ao objetivo geral garantindo assim a coerência entre eles e a própria visão de futuro da empresa.

5° Passo: Estratégias Funcionais

Como cada objetivo funcional será atingido é determinado nas estratégias funcionais. Vale ressaltar que essa visão do desdobramento por departamento dos objetivos e estratégias gerais em funcionais mostra uma visão integrada da empresa. As estratégias funcionais são construídas principalmente para os departamentos de marketing, vendas, produção ou operações, P&D, logística, compras e financeiro. As estratégias de cada departamento serão elaboradas sob a sombra do que foi determinado como estratégia geral.

6° Passo: Lista de atividades

Cada estratégia será detalhada em uma lista de atividades. Para cada atividade será elaborado um plano de ação com responsável, prazo, equipe, recursos alocados e metas de desempenho que deverão ser relevantes e claras. Cada atividade tem um dono que deverá prestar contas das ações e oferecer suporte para sua execução.

Conclusão

Observe que o roteiro descrito demonstra como você irá transformar diretrizes estratégicas em ações realizadas pelas pessoas das áreas funcionais da sua empresa. Essas ações precisam ser acompanhadas para transformar a realidade da sua empresa, alcançando resultados significativos pela definição de estratégias únicas e uma excelente execução operacional.

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