Vantagem competitiva: o que é e como definir na empresa

Você sabe qual é a vantagem competitiva da sua empresa?

Você sabe o que é uma vantagem competitiva?

Se você já conhece o conceito, mas ainda não identificou a vantagem competitiva da sua empresa, acompanha esse texto até o final que traremos dicas práticas que vão te ajudar a identificar a sua vantagem competitiva.

Vantagem competitiva é a capacidade da empresa em diminuir ou até mesmo, em alguns casos, neutralizar as ações da concorrência do segmento de mercado que atua. De uma maneira simples, a vantagem competitiva é aquilo o consumidor enxerga como “diferencial” da empresa.

Então, qualquer ação, processo ou atividade que uma empresa utiliza para se posicionar à frente das suas concorrentes e que faz ela ser lembrada pelo seu consumidor é sua vantagem competitiva. Cuidado, muitas vezes eu vejo empreendedores destacando algum ponto do seu produto ou serviço que ele considera como diferencial, mas que não é percebido desta forma pelo consumidor. E aqui temos que ser bem pragmáticos, se não é percebido pelo consumidor não é diferencial.

Michael Porter, uma das maiores referências quando o assunto é estratégia competitiva cita que as principais vantagens do ponto de vista estratégico são:

custo, através da redução dos custos e proposta de preço mais agressiva para o consumidor;

diferenciação, onde a atração do consumidor será pela qualidade do produto ou serviço, atendimento, pós venda, tempo de entrega, valor percebido.

E por último: foco, são empresas que se especializam em um segmento específico geralmente não muito explorado e viram referência daquele segmento.

Temos 2 dicas para você identificar ou definir a sua vantagem competitiva:

Primeira dica: tenha um profundo conhecimento do mercado que você atua. Saiba quem são seus concorrentes, de que forma eles ofertam seus produtos ou serviços, saiba quem são seus atuais ou potenciais clientes, quem são os fornecedores e como eles podem te ajudar a se posicionar.

A segunda dica é o que eu vejo poucas empresas fazendo, algumas até dizem que fazem, mas pouquíssimas colocam em prática de verdade, que é ter um canal de comunicação permanente com seu público e identificar o que realmente importa para seu cliente. Então, a partir desse canal, você pode desenvolver uma visão a partir da perspectiva do cliente e ter insights e ideias para gerar uma vantagem competitiva.

Certa vez, estávamos desenvolvendo um projeto de consultoria numa indústria de pequeno porte e que atendia um determinado segmento. Aplicamos uma pesquisa junto aos clientes onde foram sugeridos diversos pontos de melhoria. Entre eles era a criação de um plano de fidelidade, fizemos uma pesquisa no mercado e vimos que nenhum concorrente trabalhava com nada parecido. O resultado foi muito positivo.

E é claro que isso foi copiado depois por um dos concorrentes. E aqui tem mais uma lição: Lembre-se que a busca por uma vantagem competitiva é uma atividade constante da empresa, pois seus concorrentes também estão em busca de ofertar um diferencial para o consumidor. É muito difícil uma empresa se manter com uma mesma vantagem competitiva por muito tempo. Não se esqueça de ouvir atentamente seu mercado.

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