Você sabe a diferença entre o regime de caixa e o regime de competência?

As demonstrações financeiras são relatórios que consolidam informações sobre a realidade financeira e econômica das empresas.

Saber elaborar e, sobretudo, interpretar esses relatórios, oferece ao tomador de decisão, entre outras, a capacidade de entender o nível de retorno sobre a alocação de recursos, o desempenho de gestores, a eficiência da força de vendas, as estruturas de custos e despesas, a lucratividade e a geração de caixa.

Os relatórios financeiros podem ser elaborados pelos regimes de competência e de caixa.

Muito embora os relatórios refiram-se, em grande parte das vezes, a informações semelhantes, como receitas, custos e despesas, a forma como estas são reconhecidas em cada um dos demonstrativos permite a quem elabora e interpreta, análises e conclusões diversas e complementares. A complementariedade dos regimes de análises é a primeira conclusão que o leitor mais atento deve ter ao estudar e se aprofundar nesse tipo de material.

Qual a diferença entre os regimes de competência e de caixa na elaboração dos demonstrativos financeiros para as empresas?

De maneira objetiva, plagiando o consultor e professor de Harvard, Samuel Hayes: “No regime de caixa são registradas transações quando o dinheiro muda de mãos.” Nesse regime, sempre que há uma movimentação financeira, registros são efetuados.

Os controles de caixa, como por exemplo o Fluxo de Caixa, são relatórios elaborados nesse regime. Seja como ferramenta de controle, analisando aquilo que já ocorreu, ou como ferramenta de planejamento, onde projeta-se aquilo que ainda vai ocorrer nos caixas das empresas, o relatório de Fluxo de Caixa registra as entradas e as saídas de recursos financeiros em um período de tempo determinado.

Os resultados desse tipo de relatório sempre são a consolidação dos saldos de caixa gerados em um período, sejam esses saldos realizados ou projetados.

No regime de competência, receitas e despesas são registradas no momento de ocorrência, ou seja, no momento em que são feitas e não, necessariamente, no momento em que a transação financeira é efetuada.

Dessa forma, as receitas são registradas no momento da venda de mercadorias, produtos e serviços em sua totalidade, independente do momento da efetivação do pagamento, se antecipada, à vista ou a prazo.

As despesas e custos correspondentes a realização dessa receita, são registradas no mesmo período da receita, também não tendo relação com o momento do desembolso.

Um exemplo de relatório elaborado pelo regime de competência é o Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE.

Este relatório confronta estruturas de receitas, custos e despesas em um determinado período de tempo, geralmente, mensal, trimestral ou anual, para evidenciar como uma empresa atinge seus resultados, ou seja, como a ela consome recursos para obter seu resultado em forma de lucro.

A DRE, dessa maneira, analisa o resultado da empresa em um período sem levar em consideração questões temporais que afetam os momentos de embolso e desembolso de recursos financeiros.

Conclusão

Com essas duas ferramentas você terá uma análise real dos resultados do seu negócio. Desenvolva agora seu regime de caixa e o regime de competência, isso vai te ajudar bastante na gestão do seu negócio.

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