Como transformar objetivos em ações estratégicas?

Os objetivos mostram onde a empresa quer chegar e as estratégias demonstram como chegar.

O desafio de um bom estrategista é desenvolver uma estratégia única, que gere resultado através de práticas inovadoras que sejam difíceis de imitar pela concorrência.

As estratégias detalham que caminhos serão tomados, que escolhas serão feitas, qual a necessidade de investimentos, que habilidades precisam ser desenvolvidas para que a realidade projetada nos objetivos seja realizada.

Suas estratégias precisam ser viáveis economicamente, por isso levam em consideração as forças e fraquezas da empresa, valiosas, uma vez que retiram sua empresa da situação atual e levam a uma posição melhor no mercado, originais, pois estratégias inovadoras são em geral difíceis de imitar e dão ao seu realizador o pioneirismo, e realistas, visto que sua empresa se desenvolve num ambiente repleto de limitações e oportunidades que precisam ser reconhecidas no momento da sua concepção.

As estratégias informarão para você quais as necessidades de estrutura, conhecimentos, pessoas e sistemas de informação e de gestão que serão necessários para organização realizar sua visão de futuro.

O entendimento das estratégias pelos envolvidos na sua execução é um facilitador que assim como a comunicação dos objetivos, demanda dedicação e mobilização das lideranças.

Vale destacar que as estratégias necessitam satisfazer os diversos grupos de interesse que serão afetados pelas suas implicações, a saber: clientes, funcionários, sócios, fornecedores e alguma porção da sociedade sensibilizada pelas atividades da sua empresa.

Como estrategista você tem o desafio não só de definir o que fazer, que é a definição dos objetivos gerais e funcionais, e como fazer, que são justamente as estratégias.

Será necessário saber identificar o momento mais oportuno para fazer, ou seja: quando fazer? Sua análise SWOT pode ajudar a perceber o momento da implementação de determinadas estratégias. Seu entendimento pode ajudar a aumentar o grau de assertividade das estratégias e potencializar os retornos para organização.

Ambientes dominados por ameaças externas e quando internamente a empresa reconhece grandes pontos fracos, geralmente se lança mão de estratégias chamadas de sobrevivência.

Nesse momento o foco é reduzir custos para que a empresa possa subsistir, realizar desinvestimentos, que é a saída de negócios menos lucrativos e por fim, e mais radical, estratégias de liquidação de negócio, onde a empresa sai do mercado.

Em ambientes em que predominam ameaças, mas internamente a empresa reconhece muitos pontos fortes, predominam as estratégias de manutenção. Essas estratégias caracterizam movimentos de defesa diante das ameaças.

São estratégias de estabilidade, onde a empresa busca o equilíbrio para esperar o ambiente ruim começar a clarear, estratégia de nicho, onde a empresa procura concentrar seus esforços em um determinado mercado. Por fim, são as estratégias de especialização, onde a empresa reforça sua atuação em poucas atividades.

Quando o ambiente está oferecendo muitas oportunidades, mas a empresas reconhece internamente muitos pontos fracos, seu objetivo em geral é lançar novos produtos e serviços e aumentar o número de vendas.

São as estratégias de crescimento e caracterizam-se por estratégias de inovação, onde a empresa busca se antecipar aos concorrentes e lançar novos produtos e serviços, de internacionalização, quando a empresa busca estender suas atividades fora do seu país de origem, de formação de parceiras, onde mais de uma empresa se unem para entrar em um novo mercado e de expansão, quando a empresa aumenta sua atividade.

Por fim, encontra-se o ambiente externo com muitas oportunidades e internamente sua empresa reconhece muitos pontos fortes. Nesse caso, em geral, as estratégias buscarão o desenvolvimento da empresa.

O desenvolvimento pode se dar na busca por novos mercados para os produtos e serviços da empresa ou pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus mercados atuais.

A empresa também pode buscar o seu desenvolvimento financeiro, captando recursos para sustentar o crescimento e ampliar sua capacidade de aproveitar as oportunidades encontradas.

Observe que a definição de estratégias demanda um profundo entendimento dos fatores internos e externos, ressaltando a importância da análise SWOT.

Mesmo sendo estas as estratégias gerais para a combinação de forçar, fraquezas, oportunidades e ameaças, lembre-se que a estratégia é única e demanda criatividade e coragem.

Elas vão depender da sua capacidade de ver aquilo que ninguém está vendo e aceitar riscos calculados. Nem toda estratégia é boa, isso é verdade. Você poderá cometer alguns erros e fazer algumas escolhas erradas. Mas nenhuma estratégia é pior do que não ter uma estratégia.

Se você desejar desenvolver um planejamento estratégico com um auxílio de um profissional para atingir resultados de forma mais rápida, entre em contato conosco, nossos especialistas estão prontos para atende-lo!

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