Como elaborar a missão da minha empresa?

Apenas uma frase emoldurada na recepção da empresa ou efetivamente a razão da sua empresa existir? Antes de mergulhar no desafio de construir a missão da sua empresa, responda a essa pergunta. Quando o objetivo for apenas o primeiro, quando você quer apenas complementar as informações no site institucional, ela não representa seu efetivo papel no negócio. A missão é uma importante ferramenta para gerar engajamento e orientar a tomada de decisão dentro das empresas.

Uma missão bem definida ajuda a compreender o que a empresa faz e a uniformizar os esforços de todos no que é fundamental para a organização. Ela dá sentido às atividades do dia-a-dia, permitindo o entendimento do todo e fazendo com que as pessoas se sintam fazendo parte de algo maior.

A missão posiciona a empresa dentro do seu negócio. Se o negócio é a arena onde a empresa compete, a missão esclarece como a empresa vai entrar nessa competição e em que categoria ela pretende competir. O negócio de alimentação rápida em um centro comercial movimentado comporta várias empresas. Cada uma irá atender determinados grupos de clientes com atributos distintos (com alimentos naturais, self service, fast food etc.). As definições de como e para quem fazer são respondidas na sentença da missão.

A missão não deve ser muito extensa e confusa, pois pode perder seu caráter informativo e disseminador. Tão pouco pode ser curta ao ponto de se tornar, sem significado, míope. Deve-se alterar e revisar a missão até que se chegue a uma declaração informativa e objetiva. É importante lembrar que o negócio deve estar contido dentro da missão. Qualquer um que leia a sentença deve ter clareza sobre o que a empresa faz.

Para construção da declaração de missão da sua empresa, você deve responder a algumas das seguintes perguntas, em um processo que deve envolver toda equipe do planejamento estratégico e representar a todos na organização:

• O que eu faço?

• Para quem eu faço?

• Como eu faço?

• Qual o meu diferencial?

• Onde eu quero chegar com isso tudo?

• Por que eu faço tudo isso?

• Qual responsabilidade social devo ter?

• Qual a razão? A resposta a esta pergunta é a essência da missão.

Assim, a missão é o propósito de existência da empresa. Ela tem uma função importante na disseminação do planejamento estratégico, gera engajamento e sentimento de pertencer a um grupo maior, a algo mais importante. Ela deve ser visitada nas ações diárias e influenciar e balizar o processo decisório.

A missão também tem um importante papel na hora de analisar novas oportunidades de investimento, serve de base para a alocação de recursos, evita a perseguição de propósitos conflitantes, é base para determinar objetivos e estratégias e sinaliza o início de mudanças na empresa.

Algumas vezes reclama-se que os funcionários “não vestem a camisa da empresa”. Mas na verdade, na grande maioria das vezes, não existe uma camisa para vestir. Para que a disseminação do planejamento estratégico ocorra e que ele seja implementado com sucesso, enfrente o desafio de criar, junto com sua equipe, uma missão clara, objetiva e inspiradora. Também é fundamental que você dê o exemplo e seja o primeiro a vive-la no dia-a-dia.

Artigos Parecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.