A gestão financeira empresarial e os objetivos estratégicos
Estudos realizados por diversas instituições, entre elas o SEBRAE, apontam que um dos principais motivos para a falência das pequenas empresas é a falta de planejamento. De maneira geral, os empreendedores não conhecem seus clientes e seus hábitos de consumo, não sabem mensurar o capital de giro e não possuem informações sobre os concorrentes.
A ferramenta que possibilita a realização dessas e de outras análises é o Planejamento Estratégico. Nele, você terá que dedicar algum tempo para analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, além de buscar informações no mercado sobre oportunidades e ameaças. De posse dessas mesmas informações, você será capaz de traçar objetivos e elaborar estratégias para tirar o máximo proveito das oportunidades e se defender das ameaças, gerando o engajamento da equipe e otimizando a utilização dos recursos.
Defina objetivos claros, realistas e desafiadores. Não esqueça que os objetivos precisam ser quantificáveis, você precisa conseguir medir se alcançou ou não um objetivo, ou saber quanto ainda falta para alcançá-lo. Elabore estratégias inovadoras, flexíveis e adaptadas à realidade do seu mercado. A capacidade de sua equipe executá-las determinará o tamanho dos resultados.
Mas o que é Planejamento Orçamentário?
De posse das diretrizes gerais do Planejamento Estratégico e com a maior quantidade possível de dados sobre os cenários projetados para as principais variáveis com poder de impacto relevante sobre os resultados da empresa, comece a elaborar o Planejamento Orçamentário. Dentro da pirâmide dos níveis estratégicos de uma empresa, ele é uma das principais ferramentas do planejamento tático.
Planejamento Orçamentário e Níveis Estratégicos:
Quanto maior for o envolvimento da equipe, maior serão o engajamento e a transparência, que permitirão a melhor definição de responsabilidades e coordenação das atividades.
Como fazer um orçamento empresarial?
A elaboração do Planejamento Orçamentário exige a tomada de decisão dos gestores relativa a variáveis como mix de venda, estratégias de preços e financiamento das vendas, programação da produção, despesas com vendas, despesas administrativas, investimentos etc. A Tabela 1 mostra os componentes do Planejamento Orçamentário. Vale ressaltar que, na prática, cada empresa precisa adaptar os passos à realidade, criando sua própria metodologia.
Orçamento de vendas:
O Orçamento de Vendas está completamente amparado na realização de previsões de vendas consistentes. Vale refletir que não basta a definição de metas de vendas para a elaboração de uma projeção de vendas em um determinado período. Faz-se necessário envolver a equipe. Geralmente, as projeções são elaboradas junto às equipes de vendas e aprovadas por seus gestores. Estes devem levar em consideração estudos de mercado detalhados, com dados sobre a economia, previsão de demanda, comportamento dos concorrentes etc.
A previsão de vendas deve ser detalhada por produto/serviço, canal de distribuição e região. O sucesso do Planejamento Orçamentário depende da realização de boas previsões de vendas pois elas vão nortear o plano de produção e todos os demais orçamentos.
Orçamento de produção:
As quantidades do Orçamento da Produção devem estar relacionadas ao Orçamento de Vendas e aos níveis de estoques desejados em cada período.
Para elaboração desse orçamento, deve -se ter atenção à capacidade e aos custos de produção, armazenagem e capacidade de atendimento. O planejamento dos estoques é fundamental para dar estabilidade à produção e garantir que não haja desabastecimento.
Orçamento de Matérias-Primas:
O Orçamento das Matérias-Primas será elaborado a partir do Orçamento da Produção. A primeira informação relevante será a ficha de produção que determinará as quantidades necessárias de materiais diretos para cada unidade que deverão ser produzidas. Em seguida, de acordo com as estratégias de abastecimentos e armazenagem desses materiais, definem-se os níveis de estoques ideais e faz-se o planejamento das aquisições em cada período. Nas empresas prestadoras de serviços, o planejamento é feito a partir das fichas técnicas dos serviços prestados e da previsão de vendas e atendimentos no período. Nas empresas comerciais, o planejamento das compras será elaborado a partir do Orçamento de Vendas.
Orçamento de mão de obra direta:
O Orçamento da Mão de Obra Direta será feito também a partir do Orçamento da Produção. Deverão ser especificadas as quantidades de funcionários por cargo em cada período. Quando necessário, os responsáveis devem iniciar um plano de contratações e treinamentos. Além da remuneração, deve-se determinar a previsão de reajustes, encargos e benefícios.
Orçamento dos Custos Indiretos de Fabricação:
No Orçamento dos Custos Indiretos de Fabricação, serão determinados os custos com materiais indiretos, mão de obra indireta e encargos, supervisão, manutenção, energia, seguros, impostos, depreciação, entre outros. Existirão sempre dois grupos: aqueles fixos, que independem das quantidades produzidas, e os variáveis, que dependerão das quantidades produzidas em cada período. O somatório dos orçamentos elaborados até o momento determinará o Orçamento de Produção no Período. Informações complementares serão os níveis de estoques iniciais e finais em cada um dos períodos de análise.
Orçamento das Despesas com Vendas:
No Orçamento das Despesas com Vendas, também consideraremos despesas fixas e variáveis, a depender da estrutura de comercialização de cada empresa. Alguns exemplos de despesas com vendas são: salários e encargos, comissões, viagens, propaganda, depreciação, aluguéis, previsão de devedores duvidosos, entre outros. A mesma análise se aplica ao Orçamento das Despesas Administrativas.
Orçamento dos Investimentos ou Orçamento de Capital:
No Orçamento dos Investimentos ou Orçamento de Capital, serão determinadas as aquisições de ativos permanentes ao longo dos meses e o cálculo de depreciação e amortização.
Orçamento de Aplicações Financeiras e Financiamentos:
Por fim, no Orçamento de Aplicações Financeiras e Financiamentos, objetiva-se verificar faltas e sobras de caixa e dimensionar a necessidade de recursos financeiros para financiar as operações e os investimentos. Além disso, também são projetadas receitas e despesas financeiras.
Conclusão
Com o seu planejamento estratégico e orçamentário você terá em mãos um conjunto de ferramentas que te darão clareza a cerca dos custos e resultados das suas ações para o desenvolvimento da sua empresa. Para mais informações e ferramentas, acesse o site da Anova Projetos, leia os textos do Blog e acompanhe as redes sociais. Nela, nossa equipe compartilha dicas, estudos de caso e ferramentas que auxiliarão sua empresa na construção de uma gestão financeira e estratégica mais eficiente e eficaz. E caso precise de um apoio maior, faça contato e encontraremos em nosso portfólio a melhor solução de consultoria e treinamento para você.