como montar uma análise SWOT na minha empresa?

O que faz um sonho transformar-se em um conjunto de objetivos estratégicos é a capacidade do empreendedor de torná-lo real.

Para isso, as metas precisam ser fundamentadas pelas capacidades internas da empresa e pelo constante monitoramento do ambiente em que a sua organização está inserida.

Em um planejamento estratégico, a análise dos ambientes externo e interno a empresa é chamada de análise SWOT – sigla formada pelas iniciais em inglês de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Muito embora grandes objetivos tenham a capacidade de motivar empreendedores e suas equipes, na prática, metas e planos são definidos e implementados com base no que é viável. Você deve reconhecer no ambiente as melhores oportunidades para o pleno desenvolvimento dos recursos e potencialidades da sua empresa, além da necessidade de desenvolver capacidades internas para mitigar os efeitos das principais ameaças mapeadas no ambiente externo.

Segundo Michael Porter; “A essência da formulação da estratégia competitiva é relacionar uma empresa a seu ambiente”. Dessa maneira, você precisa buscar informações sobre seus clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros potenciais. Deve saber os preços praticados no mercado, identificar melhores formas para distribuir seus produtos e entender as tecnologias utilizadas no seu setor. É muito importante ainda entender de que maneira fatores políticos, econômicos e culturais, como por exemplo tendências e gostos, podem afetar os seus resultados e a demanda por seus produtos e serviços.

Suas estratégias também devem refletir seu olhar para dentro da empresa. Verifique o desempenho das diversas áreas funcionais: financeiro, atendimento ao cliente, produção, vendas, compras, distribuição, gestão dos estoques. Verifique sua situação financeira, suas competências e processos essenciais, o poder e a penetração da sua marca, o portfólio de produtos e serviços, a capacidade técnica da equipe e a cultura da empresa. A partir desses levantamentos, você será capaz de identificar as capacitações da empresa que terão maior impacto sobre a formulação das estratégias.

As oportunidades são situações, forças, tendências, eventos e ideias externos a sua empresa, atuais ou potenciais, dos quais você pode tirar proveito. As ameaças são eventos, tendências e fenômenos externos, também atuais ou potenciais, que podem criar obstáculos ao seu negócio, mas que poderão ser evitadas, desde que reconhecidas a tempo.

As forças são vantagens estruturais ou capacidades da sua empresa que precisam ser potencializadas para que as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças do ambiente mitigadas. Já as fraquezas são características ou desvantagens estruturais internas a sua empresa que impedem um melhor desempenho ou a desfavorecem diante das oportunidades e ameaças do ambiente.

Para fazer uma análise SWOT você precisa seguir alguns passos:

Primeiro passo: Reúna uma equipe diversa, com conhecimentos e habilidades distintas. Estimule a participação, percorra os ambientes da sua empresa e solicite ideias e opiniões. Crie um ambiente onde todos sintam-se responsáveis pelos resultados e confiantes para opinar.

Segundo passo: Registre e consolide as informações de maneira que todos consigam visualizar. Ainda não é o momento para análises e reflexões, apenas registre e organize as informações evitando repetições.

Terceiro passo: Esclareça cada um dos pontos destacados certificando-se que todos tenham entendimento sobre o que está exposto. Consolide ideias comuns combinando-as sob um só tópico. Esclareça todas as indagações dos membros grupo.

Quarto passo: Ordene os principais pontos fortes. Aqueles que forem consenso encabeçarão a lista. Quando não houver, peça que os membros votem montando listas e depois divulgando e escolham os principais. Foque nos três principais pontos fortes e detalhe bem o significado de cada um deles. Repita este expediente para fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ao fim desse processo você terá informações decisivas para formulação das suas estratégias. Mas tenha muita atenção! Não adianta ser muito bom em algo que seus clientes não valorizam. O processo de busca de informações internas e externas a empresa deve ser constante. Conheça a sua empresa e seu mercado, fortaleça ainda mais seus pontos fortes e esteja pronto para aproveitar as oportunidades do seu mercado.

Se precisar de ajuda para desenvolver o planejamento estratégico da sua empresa, entre em contato conosco, nossos especialistas estão prontos para te atender!

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