7 soluções que uma gestão estratégica de empresas pode trazer
Provavelmente já tenha ouvido falar sobre gestão estratégica de empresas, mas você sabe exatamente do que se trata?
O mercado vem se tornando cada dia mais competitivo, logo, para se destacar, é essencial que gestores conheçam o termo gestão estratégica e saibam realmente como colocá-la em prática.
Confira o texto de hoje para saber mais sobre o assunto e turbine o seu negócio. Vamos lá?
O que é gestão estratégica de empresas?
Por definição, gestão estratégica é o processo contínuo de planejamento, monitoramento, análise e avaliação de todos os recursos. Em que é preciso avaliar esses requisitos constantemente para lidar com as mudanças no ambiente dos negócios.
Em palavras simples, a gestão estratégica define um caminho para que o empreendimento e seus funcionários possam atingir os seus objetivos.
7 soluções que uma gestão estratégica de empresas pode trazer
A gestão estratégica apresenta as etapas que a empresa deve seguir para definir objetivos claros para o empreendimento, de forma a definir o caminho para atingir as metas de forma inteligente.
Veja abaixo 7 soluções que uma gestão estratégica de empresas pode trazer:
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Garante que os objetivos sejam definidos, os principais obstáculos sejam delimitados e que os recursos e o tempo sejam dinamizados;
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A cultura interna de trabalho está voltada para o cumprimento dos objetivos da empresa e o funcionamento é consolidado;
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A tomada de decisão orientada para resultados torna-se mais rápida e a busca de oportunidades fica mais fácil;
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Auxilia o RH na redução de custos, neutralizando ou transformando ameaças em oportunidades;
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Ajuda as empresas a prever tendências de mercado prováveis e a aumentar o desempenho geral;
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Prepara as empresas para lidar com desafios externos, situações ou ameaças adversas;
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Faz com que a organização esteja pronta para se ajustar a quaisquer mudanças externas.
Hoje, as empresas já entendem a importância do planejamento estratégico e fazem dele um aspecto fundamental para auxiliá-las em eventuais imprevistos de contingências internas ou externas.
Com a ajuda do planejamento estratégico, as empresas podem tomar decisões lógicas e definir novos objetivos instantaneamente para acompanhar as tendências, condições de negócios e a tecnologia em evolução.
As organizações se tornam mais competitivas e planejam as atividades uma melhor forma para aumentar a participação no mercado.
4 etapas para implementar de forma eficaz a gestão estratégica
Existem várias etapas no processo de gestão estratégica das organizações. Embora o resultado pareça diferente de empresa para empresa, existem etapas cronológicas simples que as organizações podem seguir para colocar as estratégias em prática.
Etapa 1: Intenção estratégica
A execução bem-sucedida do gerenciamento estratégico começa com a intenção – que define os objetivos organizacionais e os usa como referência para medir o desempenho e o progresso.
A visão e a direção de uma organização devem ser específicas, acionáveis e mensuráveis, ao invés de amplas.
Etapa 2: Formulação da estratégia
A próxima etapa envolve a formulação das estratégias de empresas e isso requer uma verificação da saúde da organização por meio de uma análise SWOT. Esta análise estratégica enfoca os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa.
Por meio desse processo, o empreendimento é capaz de determinar o que faz melhor do que seus concorrentes, o que precisa melhorar e quais vantagens a concorrência têm.
Este também é o estágio em que as empresas determinam onde estão e aonde querem chegar. Uma vez feita a avaliação, é hora de implementar a estratégia empresarial.
Etapa 3: Implementação da estratégia
Um projeto organizacional é um bom começo para o gerenciamento estratégico, mas deve ser colocado em ação. Para garantir a sobrevivência, o crescimento da empresa e sua expansão, as estratégias devem ser postas em prática. Estima-se que mais de 60% das estratégias não são implementadas com sucesso.
O sucesso requer:
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Desenvolvimento de estruturas e sistemas,
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Alocar recursos,
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Instigar estratégias de gestão de risco,
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Desenvolver processos de tomada de decisão,
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Desenvolver recursos de gerenciamento de projetos,
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Fortalecimento das capacidades competitivas,
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Estabelecer estratégias de comunicação,
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Gerenciar recursos humanos alinhando funções individuais com objetivos de desempenho.
A execução de planos estratégicos permite que as organizações explorem novas oportunidades e alinhe todos os aspectos de uma empresa – pessoas, estratégia e operações.
Etapa 4: Avaliação da estratégia
A última etapa da gestão estratégica consiste em analisar e avaliar os resultados alcançados por meio do processo estratégico. Ao medir o desempenho de uma estratégia organizacional, as empresas podem decidir se devem permanecer no curso ou fazem ajustes para corrigir as ações para se adaptar às mudanças nas condições do mercado.
Este é um processo contínuo que dá às organizações a oportunidade de revisar as métricas de desempenho e implementar intervenções, se necessário. A avaliação do plano estratégico aponta possíveis falhas e se uma mudança de direção é necessária na visão geral da empresa.
É importante que as empresas revisem periodicamente sua estratégia corporativa e determinem o que funciona e o que não funciona.
Considerações finais
Como vimos, o a gestão estratégica é um aspecto importante para qualquer negócio, afinal, trata do gerenciamento dos recursos de uma organização para alcançar objetivos e metas. Representa uma forma de gerir toda uma empresa com foco em ações estratégicas que passam por toda a estrutura organizacional.
Pensando nisso, nós da Anova Projetos – com uma equipe formada por especialistas, mestres e doutores que possuem domínio das ferramentas de gestão mais modernas disponíveis no mercado – estamos prontos para ajudar a sua empresa a medir o desempenho, reduzir custos e melhorar resultados através de uma gestão financeira eficiente.
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