Como fazer um diagnóstico da gestão da minha empresa?

De uma maneira geral as empresas não estão preparadas ou mesmo acostumadas a realizar avalições da sua capacidade de gestão. A promoção de avaliações sistemáticas das práticas de gestão contribuem para o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente e eficaz, objetivando a implementação de práticas de excelência. No Brasil, o SEBRAE e FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – desenvolveram ferramentas e manuais com o objetivo de elevar o patamar de gestão das micro e pequenas empresas.

Para realizar um auto diagnóstico da gestão da sua empresa e receber um relatório com orientações de como proceder nos principais pontos de melhorias sugeridos, basta acessar o site www.diagnosticodagestao.sebrae.com.br, fazer um cadastro e responder as 37 questões sobre gestão divididas em 7 critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados.

As questões estão baseadas no MEG – Modelo de Excelência da Gestão – que procura sintetizar as melhores práticas de gestão observadas em empresas de Classe Mundial, líderes nos seus setores de atuação. Mesmo sendo inspirado nessas empresas, as práticas identificadas em cada uma das questões são totalmente aplicáveis nos pequenos negócios e possuem um potencial de retorno gigantesco para aquelas empresas que se dedicam a sua implementação.

A realização do auto diagnóstico é uma excelente ferramenta de apoio ao seu planejamento estratégico porque oferece como resultado um esquema de classificação por pontos em cada um dos 7 critérios que podem ser traduzidos facilmente em objetivos estratégicos, indicadores e metas para mensuração dos resultados. A adoção do MEG faz com que as empresas obtenham, entre outros, melhorias em processos e produtos, foco em resultados, aumento da produtividade, maior flexibilidade às mudanças e identifique pontos fortes e oportunidades de melhoria.

No critério liderança você poderá verificar como os dirigentes formulam e comunicam a missão da empresa aos colaboradores, como compartilham informações sobre metas, objetivos, estratégias e resultados e se incentivam o comportamento ético. Também é verificado como os dirigentes investem no seu desenvolvimento gerencial e aplicam esses conhecimentos na empresa. Nesse critério ainda é verificado como a empresa promove as inovações e como analisam desempenho.

No critério estratégias e planos você irá avaliar como a empresa concebeu a visão de futuro e como ela é disseminada. Verifica ainda como a visão é desdobrada em estratégias, planos indicadores e metas. Na perspectiva clientes será verificado como a empresa gerencia as relações com clientes atuais e potenciais. Também poderá verificar como registra informações sobre reclamações, necessidades e expectativas desses clientes e se realiza ações para divulgação de produtos e serviços.

No critério sociedade, o auto diagnóstico procura verificar se a empresa atende às exigências legais, ambientais e sociais. Já na perspectiva informações e conhecimentos, você conseguirá verificar se são disponibilizadas aos colaboradores as informações necessárias para a correta realização das atividades e para apoiar o processo de tomada de decisão. Além disso, será questionado se compara os dados obtidos nas avaliações de desempenho com informações obtidas externamente.

Nas questões relativas ao critério pessoas, você poderá verificar como sua empresa realiza práticas relativas a gestão da equipe, se define corretamente funções e responsabilidades, como realiza seleções e promove capacitações e se existem ações para promoção do bem-estar dos colaboradores. No critério processos, você terá condições de verificar se os processos principais do seu negócio estão padronizados e documentados com o objetivo de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Verificará ainda como seleciona fornecedores e gerencia as informações do financeiro.

O último dos critérios é a mensuração dos resultados. Esse critério procura verificar se sua empresa registra os resultados nas diversas perspectivas clientes, processos, pessoas e finanças, e se esses resultados apresentam uma tendência positiva ou negativa.

O questionário de auto avaliação da FNQ é um instrumento decisivo para a promoção da competitividade da gestão da sua empresa. Muitos empresários em todo o Brasil têm utilizado a ferramenta e os relatórios gerados para orientar suas ações e investimentos no intuito de melhoras suas práticas de gestão e tornarem-se mais competitivos. Aproveite você também.

Para acelerar ainda mais o desenvolvimento da performance e excelência da sua gestão, conheça nossos serviços de planejamento estratégico e performance empresarial. Entre em contato conosco e solicite a sua reunião.

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