Como elaborar uma análise setorial para minha empresa?
O ambiente setorial é aquele que está mais próximo da empresa e é constituído principalmente por clientes, fornecedores, concorrentes e produtores de serviços e produtos substitutos aos seus, órgão reguladores e comunidades diretamente afetas pelas atividades da empresa.
A capacidade de identificação de oportunidades e ameaças surgidas no ambiente setorial, somada a velocidade de resposta da empresa para ocupar espaços identificados estrategicamente, constituem características de uma empresa flexível, capaz de se adaptar rapidamente a alterações observadas no mercado.
A consulta de fontes secundárias é o primeiro passo deste levantamento. Os sindicatos e associações são fontes de informações preciosas. Contudo, aproximar-se fisicamente geralmente oferece resultados mais positivos.
Por exemplo, sugere-se visitar o ponto de venda dos concorrentes e as cercanias, conversar com clientes e potenciais clientes, fornecedores, órgãos de classe, entre outros.
Você deve concentrar sua pesquisa de campo na cadeia de valor onde está inserida a organização. Analise as atividades organizacionais desde as relações com os fornecedores, ciclo de produção e venda, até a fase da distribuição final.
Procure entender como se comportam e se relacionam os diversos elos da cadeia produtiva. Alguns pontos norteadores da pesquisa são o entendimento de como os preços se comportam, quem são os concorrentes, subprodutos, tecnologias utilizadas, perspectivas de mercado e quais as principais ameaças identificadas no setor.
Para nortear suas análises, sugere-se a análise de alguns pontos principais que serão listados a seguir. Faz-se necessário identificar quais fatores exercem ou podem exercer um maior impacto sobre as suas atividades e desenvolver estratégias para aproveitar oportunidades e mitigar os efeitos de possíveis ameaças.
Na análise dos clientes, verifique o tamanho do mercado quando comparado a capacidade de oferta das empresas concorrentes. Além do tamanho, é válido observar se os clientes compram grandes quantidades ou se a demanda é pulverizada em muitos compradores comprando pequenas quantidades.
Verifique as taxas de crescimento do mercado se perguntando se o número de compradores e as quantidades demandadas estão aumentando. O poder de negociação dos clientes e a capacidade de barganhar preços e se são ou não fieis às marcas são outros pontos de destaque.
Ademais, se faz significativa a análise da sazonalidade no setor. Ao longo do ano, do mês e até dentro de uma semana, existe uma variação grande das quantidades vendidas? Essa sazonalidade respeita um padrão?
Os fornecedores são uma fonte muito rica de informações. Lembre-se que eles estão diariamente dentro dos seus concorrentes e podem oferecer muitos dados quando provocados da maneira correta.
Na análise dos fornecedores, você precisa verificar se existem em grande número ou se você está nas mãos de poucos ofertantes. Pergunte-se qual o poder de negociação desses fornecedores e se você teria grandes custos para trocar suas fontes de abastecimento.
Também é importante verificar se existem produtos ou serviços substitutos que possam lhe oferecer o mesmo desempenho a um custo compatível e qual o impacto dos custos de logística nos canais de distribuição utilizados na compra.
Observe com cuidado os concorrentes, eles são uma fonte preciosa de informações e boas ideias para o seu negócio. Os pontos principais que você deve observar são o número de concorrentes no seu mercado e se esse número está crescendo ou diminuindo e em que velocidade, o tamanho desses concorrentes, as quantidades que eles produzem ou comercializam ocupa uma parcela significativa do mercado, se suas marcas são fortes e estão consolidadas e se seus clientes são fieis, quais as tecnologias utilizadas por eles, sua localização, mix de produtos e serviços oferecidos aos clientes e o padrão de qualidade.
Além disso, é importante estar atendo à existência de produtos e serviços substitutos e à de novos concorrentes no mercado.
Analise a disponibilidade de recursos para investimento e capital de giro. Verifique condições de acesso, taxas cobradas, prazos de pagamentos, itens financiáveis e exigência de contrapartidas e garantias.
Verifique a disponibilidade de mão-de-obra, a remuneração média, o nível de escolaridade, a capacidade técnica e o grau de sindicalização. Por fim, saiba quais são as exigências legais para funcionamento da sua atividade, existência de órgão reguladores e a periodicidade das fiscalizações.
Monitore as variáveis que têm maior potencial de afetar os seus resultados e se antecipe, desenvolvendo estratégias para mitigar efeitos negativos e aproveitar todo o potencial das oportunidades. Lembre-se que oportunidades surgem a todos os momentos para todos, sua capacidade de identificar e aproveitar cada uma é que vai determinar os seus resultados.
Se precisar de ajuda, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas estão prontos para atende-lo!