Como transformar objetivos em ações estratégicas?
Os objetivos mostram onde a empresa quer chegar e as estratégias demonstram como chegar.
O desafio de um bom estrategista é desenvolver uma estratégia única, que gere resultado através de práticas inovadoras que sejam difíceis de imitar pela concorrência.
As estratégias detalham que caminhos serão tomados, que escolhas serão feitas, qual a necessidade de investimentos, que habilidades precisam ser desenvolvidas para que a realidade projetada nos objetivos seja realizada.
Suas estratégias precisam ser viáveis economicamente, por isso levam em consideração as forças e fraquezas da empresa, valiosas, uma vez que retiram sua empresa da situação atual e levam a uma posição melhor no mercado, originais, pois estratégias inovadoras são em geral difíceis de imitar e dão ao seu realizador o pioneirismo, e realistas, visto que sua empresa se desenvolve num ambiente repleto de limitações e oportunidades que precisam ser reconhecidas no momento da sua concepção.
As estratégias informarão para você quais as necessidades de estrutura, conhecimentos, pessoas e sistemas de informação e de gestão que serão necessários para organização realizar sua visão de futuro.
O entendimento das estratégias pelos envolvidos na sua execução é um facilitador que assim como a comunicação dos objetivos, demanda dedicação e mobilização das lideranças.
Vale destacar que as estratégias necessitam satisfazer os diversos grupos de interesse que serão afetados pelas suas implicações, a saber: clientes, funcionários, sócios, fornecedores e alguma porção da sociedade sensibilizada pelas atividades da sua empresa.
Como estrategista você tem o desafio não só de definir o que fazer, que é a definição dos objetivos gerais e funcionais, e como fazer, que são justamente as estratégias.
Será necessário saber identificar o momento mais oportuno para fazer, ou seja: quando fazer? Sua análise SWOT pode ajudar a perceber o momento da implementação de determinadas estratégias. Seu entendimento pode ajudar a aumentar o grau de assertividade das estratégias e potencializar os retornos para organização.
Ambientes dominados por ameaças externas e quando internamente a empresa reconhece grandes pontos fracos, geralmente se lança mão de estratégias chamadas de sobrevivência.
Nesse momento o foco é reduzir custos para que a empresa possa subsistir, realizar desinvestimentos, que é a saída de negócios menos lucrativos e por fim, e mais radical, estratégias de liquidação de negócio, onde a empresa sai do mercado.
Em ambientes em que predominam ameaças, mas internamente a empresa reconhece muitos pontos fortes, predominam as estratégias de manutenção. Essas estratégias caracterizam movimentos de defesa diante das ameaças.
São estratégias de estabilidade, onde a empresa busca o equilíbrio para esperar o ambiente ruim começar a clarear, estratégia de nicho, onde a empresa procura concentrar seus esforços em um determinado mercado. Por fim, são as estratégias de especialização, onde a empresa reforça sua atuação em poucas atividades.
Quando o ambiente está oferecendo muitas oportunidades, mas a empresas reconhece internamente muitos pontos fracos, seu objetivo em geral é lançar novos produtos e serviços e aumentar o número de vendas.
São as estratégias de crescimento e caracterizam-se por estratégias de inovação, onde a empresa busca se antecipar aos concorrentes e lançar novos produtos e serviços, de internacionalização, quando a empresa busca estender suas atividades fora do seu país de origem, de formação de parceiras, onde mais de uma empresa se unem para entrar em um novo mercado e de expansão, quando a empresa aumenta sua atividade.
Por fim, encontra-se o ambiente externo com muitas oportunidades e internamente sua empresa reconhece muitos pontos fortes. Nesse caso, em geral, as estratégias buscarão o desenvolvimento da empresa.
O desenvolvimento pode se dar na busca por novos mercados para os produtos e serviços da empresa ou pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus mercados atuais.
A empresa também pode buscar o seu desenvolvimento financeiro, captando recursos para sustentar o crescimento e ampliar sua capacidade de aproveitar as oportunidades encontradas.
Observe que a definição de estratégias demanda um profundo entendimento dos fatores internos e externos, ressaltando a importância da análise SWOT.
Mesmo sendo estas as estratégias gerais para a combinação de forçar, fraquezas, oportunidades e ameaças, lembre-se que a estratégia é única e demanda criatividade e coragem.
Elas vão depender da sua capacidade de ver aquilo que ninguém está vendo e aceitar riscos calculados. Nem toda estratégia é boa, isso é verdade. Você poderá cometer alguns erros e fazer algumas escolhas erradas. Mas nenhuma estratégia é pior do que não ter uma estratégia.
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