Como identificar as competências organizacionais para o meu negócio?
As competências organizacionais são os fundamentos para construção de estratégias de sucesso.
As competências organizacionais referem-se às expertises ou habilidades muito bem desenvolvidas em áreas de grande relevância para os clientes.
Você deve ser capaz de responder à pergunta: Quais são as competências organizacionais da sua empresa?
Um grande erro cometido pelos empresários é achar que as competências organizacionais são os produtos e serviços produzidos pela sua empresa.
Na verdade, o conceito de competências organizacionais está ligado àquilo que sua empresa faz com desempenho superior ao dos concorrentes e que são valorizados pelos clientes.
Dessa maneira, não basta apenas ser bom em algo. Você deve ser muito bom naquilo que os clientes valorizem.
Um conceito relativamente simples, mas olhe para sua empresa e se questione: Quantos recursos nós investimos para melhorar nosso desempenho em atividades que são irrelevantes para os clientes ou que eles não exigem um desempenho superior?
Quando você tem um desempenho excelente em uma atividade diretamente ligada a um fator-chave de sucesso, você identifica uma competência organizacional.
Envolva sua equipe na identificação das competências organizacionais.
Promova um brainstorming com sua equipe buscando ouvir aqueles que estão em constante contato com clientes e aqueles que já passaram pelos concorrentes.
Se for o caso, traga para a reunião pessoas vendas, operações, compras, produção etc. Essa pluralidade de olhares pode trazer bons insights.
Para caracterizar uma competência organizacional, você precisa conseguir separá-la da noção de recursos organizacionais.
As competências são construídas a partir de uma combinação de recursos.
Esses recursos podem ser físicos como máquinas e equipamentos, mas também podem ser habilidades, conhecimentos e experiências, procedimentos, cultura organizacional, parcerias estratégicas, rede de contatos etc.
A forma como são coordenados e geram capacidades superiores aos dos concorrentes, é o que pode ser chamado de competência organizacional.
Uma empresa pode ter uma reconhecida competência organizacional como sendo sua capilaridade e eficiência em logística.
Essa competência é formada por uma coordenação de recursos: uma frota própria moderna e segura, uma rede de parceiros estratégicos, um software de gestão logístico de última geração, experiência e treinamento da equipe operacional, um diretor de logística bem preparado e com anos de experiência no setor, um departamento de manutenção interno com processos bem azeitados e grande eficiência no setor de estoque e compra de peças.
Em resumo, para ser considerada uma competência organizacional, além de ser uma coordenação de recursos, a competência precisa gerar valor para os clientes, ser flexível e ser sustentável.
Gerar valor para os clientes é estar relacionada a algo que os clientes valorizam, justamente os fatores-chaves de sucesso ou atributos de diferenciação competitiva que agregam valor a experiência desse cliente.
A competência é flexível quando ela pode ser levada para outras áreas do negócio ou mesmo replicadas em outros negócios da empresa.
Por exemplo uma empresa reconhecida no eu mercado pela capacidade técnica da equipe e pontualidade na elaboração de projetos que transfere essa competência para começar a trabalhar com gestão de projetos.
A competência também tem que ser sustentável, isto é, tem que ser difícil de imitar. Não pode ser algo facilmente copiável pela concorrência.
Então fique atento.
Não invista tempo, dinheiro e energia no desenvolvimento de competências que não são valorizadas pelo seu mercado.
Tudo aquilo que o cliente não valoriza na sua empresa está contribuindo apenas para inchar sua estrutura de custos.
Enxugue e foque no que é relevante.
Se você precisar de ajuda para desenvolver as competências organizacionais da sua empresa, entre em contato conosco, nossa equipe de especialistas estão prontos para atende-lo!