Como elaborar o planejamento estratégico da minha empresa?

Estudos realizados pelos especialistas do SEBRAE apontam que um dos principais motivos para a falência das pequenas empresas é a falta de planejamento. De uma maneira geral, os empreendedores não conhecem seus clientes e seus hábitos de consumo, não sabem mensurar o capital de giro e não possuem informações sobre os concorrentes.

A ferramenta que possibilita a realização dessas e de outras análises é o Planejamento Estratégico. Nele, você terá que dedicar algum tempo para analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, além de buscar informações no mercado sobre oportunidades e ameaças. De posse dessas informações, você será capaz de traçar objetivos e elaborar estratégias para tirar o máximo proveito das oportunidades e se defender das ameaças, gerando engajamento da equipe e otimizando a utilização dos recursos.

Aqui vamos criar uma passo a passo para que você consiga iniciar a construção do seu Planejamento Estratégico:

1° Defina muito bem o seu negócio:

Vai ser ele que levará sua empresa da situação atual para o futuro almejado no planejamento. O negócio delimita o campo de atuação da empresa, define quem são os seus concorrentes e quais são seus principais grupos de clientes. Cuidado para não definir o negócio de maneira míope, estreitando muito o campo de atuação. Mas também não seja abrangente demais, o que levará a perda de foco.

2° Faça um diagnóstico detalhado das diversas áreas da sua empresa:

Entenda quais são os processos principais que geram valor para os seus clientes. Analise a equipe, busque entender quais seus pontos fortes e quais aspectos ainda precisam ser desenvolvidos. Verifique a maneira como seu cliente está sendo atendido, como você obtêm informações sobre suas expectativas, necessidades e reclamações. Mergulhe no financeiro, entenda sua estrutura de gastos fixos, as margens deixadas na venda de produtos e serviços, sua lucratividade e geração de caixa.

3° Saiba tudo sobre os seus clientes:

Quem são, onde estão, quanto estão dispostos a pagar pelos seus produtos e serviços. Entenda quais os seus principais problemas e quais as necessidades que não estão sendo atendidas de maneira satisfatória. Pesquise os concorrentes, entenda quais as suas principais forças e fraquezas. Busque entender se existem barreiras à entrada de novos competidores e se novas tecnologias, ou novos produtos e serviços podem substituir os seus.

4° Elabore a missão de maneira a deixar claro para sua equipe qual o propósito da existência da sua empresa:

Qualquer pessoa que leia sua missão deve saber o que ela faz. Trace uma visão de futuro inspiradora e que mostre para todos onde sua empresa quer chegar. Não se esqueça de definir bem seus valores e colocá-los em prática. Quando bem estabelecidos, eles determinam um padrão de comportamento e definem os limites seguidos por todos.

Defina objetivos claros, realistas e desafiadores. Não esqueça que os objetivos precisam ser quantificáveis, você precisa conseguir medir se alcançou ou não um objetivo, ou saber quanto ainda falta para alcançar. Elabore estratégias inovadoras, flexíveis e adaptadas a realidade do seu mercado. A capacidade da sua equipe de executá-las determinará o tamanho dos resultados.

5° Bote a mão na massa!:

Divida tarefas maiores em menores, delegue, acompanhe, seja exemplo para os demais membros da equipe. Realize reuniões periódicas de monitoramento, ofereça treinamento, elabore planos de ações, estabeleça indicadores e metas. É importante que todos saibam exatamente o que se espera em termos de resultados individuais e coletivos. Crie na sua empresa uma cultura de execução.

Lembre-se: quem se planeja, busca informações sobre o seu ramo de negócio e está constantemente se atualizando aumenta muito suas chances de sucesso.

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