Como analisar as principais áreas funcionais da empresa?

Durante a elaboração do planejamento estratégico, uma das etapas mais importantes é quando os empresários e membros da equipe do planejamento são convidados a analisar criticamente o ambiente interno. Externamente você pode encontrar dificuldades e oportunidades para sua empresa, mas, sem sombra de dúvidas, uma grande parte dos seus resultados dependem muito mais das suas ações e da sua equipe na gestão do seu negócio do que das situações externas que fogem ao controle da empresa.

Assim, a promoção da eficiência e eficácia nos processos gerenciais das diversas áreas funcionais da empresa é um fator estratégico determinante para o sucesso dos negócios. Existem diversas metodologias para realização de diagnósticos internos. O que será apresentado a seguir é conhecido como diagnóstico das áreas funcionais porque cada função é analisada por diferentes perspectivas com o objetivo de garantir que as melhores práticas de gestão sejam aplicadas no dia-a-dia da sua empresa. As áreas funcionais analisadas serão: marketing, finanças, operações e pessoas. É importante destacar que para cada tipo de negócio adaptações deverão ser realizadas.

Faça uma lista para cada uma das funções e verifique de que maneira aquela determinada área ou prática de gestão está contribuindo para os resultados gerados hoje pela empresa. A classificação deverá ser promovida da seguinte maneira:

1: Impacto negativo muito forte sobre os resultados da minha empresa;

2: Impacto negativo moderado sobre os resultados da minha empresa;

3: Impacto positivo moderado sobre os resultados da minha empresa;

4: Impacto positivo muito forte sobre os resultados da minha empresa;

NA: Não se aplica, ou seja, não impacta no resultado da minha empresa.

Para todas as respostas 1 ou 4, você precisa elaborar uma justificativa e desenvolver uma estratégia para fortalecer aquilo que for ponto forte ou mitigar aquilo que for um ponto de melhoria.

Na função marketing, você deve analisar, entre outros, os seguintes pontos: forma de atuação dos vendedores, treinamento, quantidade, metas, estrutura de distribuição e de representantes, capacidade de escoamento dos canais de distribuição, processos logísticos, preços, políticas de vendas, força da marca, mix de produtos e serviços, aspectos relativos a embalagens, participação de mercado, qualidade, promoções, pesquisas de mercado, percepção do cliente quanto a produtos e serviços, necessidades, expectativas e reclamações de clientes, tendências de mercado, sazonalidade, lançamento de novos produtos, propagandas, políticas mercadológicas de preços, devoluções, comissões e sistema de informações de marketing.

Na função financeira, analise as principais demonstrações financeira – balanço, DRE e fluxo de caixa -, e verifique lucratividade, rentabilidade, disponibilidade de capital de giro, endividamento, liquidez, política de compras e de estoques, forma de financiamento das operações, disponibilidade de capital próprio, disponibilidade de recursos para financiamentos, volume de vendas, prazos médios de pagamentos e recebimentos, cobrança, política de concessão de crédito, inadimplência, estrutura da área financeira, orçamentos, sistemas de controles internos, realização de projeções, margens de produtos e serviços, sistema de informações financeiras.

Nas operações, é válido verificar localização, número de plantas e pontos comerciais, escala de produção, nível tecnológico e automação, políticas de qualidade, análise da produtividade, capacitação dos funcionários, negociação sobre compras, confiabilidade de fornecedores, gestão dos estoques, disponibilidade de matéria-prima e sistemas de informações de produção e operações.

Na função pessoa, verifique a política de recrutamento e seleção, plano de treinamento, avaliação de desempenho, remuneração, plano de carreira, índice de acidentes de trabalho, competência de gestores e líderes, motivação, clima organizacional e sistema de informações de recursos humanos.

A partir desse diagnóstico, verifique quais são as prioridades e estabeleça um plano com objetivos e prazos para o desenvolvimento dos aspectos gerenciais mais importantes para sua empresa. Lembre-se de priorizar os processos que agregam maior valor aos clientes. Implemente uma cultura de análise de desempenho e execução. Esteja certo que os resultados irão aparecer.

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