Como definir indicadores e montar um painel BSC?
Um dos grandes desafios na elaboração de um planejamento estratégico é desenvolver instrumentos para saber se os resultados esperados estão sendo atingidos e como fazer com que objetivos funcionais de áreas operacionais com interesses muitas vezes conflitantes sejam acompanhados de maneira integrada.
Os gestores têm uma grande dúvida em saber como demonstrar aos membros da sua equipe que existe relação entre os seus objetivos e metas e que mesmo trabalhos desenvolvidos em áreas específicas da empresa estão diretamente ligados aos objetivos gerais e aos resultados oferecidos pelas demais áreas funcionais da empresa.
A análise de desempenho é essencial para o sucesso do seu planejamento estratégico.
Contudo, as possibilidades de indicadores são inúmeras, fazendo com que muitas empresas elaborem painéis com diversas métricas, mas que pouco refletem efetivamente o desempenho das ações implementadas a partir do planejamento. As ferramentas de controle precisam refletir de maneira precisa se as ações do seu planejamento estão sendo efetivas nos seus propósitos. Dessa maneira, o sistema de análise de desempenho precisa estar alinhado com a sua estratégia, se adaptar a realidade da empresa, precisa ser de fácil observação e entendimento por parte de todos os membros da sua equipe, tem que ser abrangente e precisa ser balanceado para refletir seus objetivos de curto e longo prazos através de medidas financeiras e não-financeiras.
Os modelos de avaliação tradicionais, focados em métricas apenas financeiras como lucratividade, rentabilidade e endividamento não atendem às necessidades das empresas de uma maneira geral. Sua empresa precisa acompanhar o planejamento estratégico pois você deve entender como cada área funcional está respondendo a implantação das estratégias e de que maneira o ambiente externo está influenciando os seus resultados.
Nessa ótica surgiu o Balanced Scorecard – BSC, que junta à perspectiva financeira outros indicadores que ajudam a entender o desempenho empresarial de uma maneira mais abrangente.
O BSC analisa os objetivos da empresa em 4 diferentes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Essas 4 perspectivas reunidas vão permitir que você acompanhe de maneira integrada e simples a evolução das ações do planejamento verificando se a empresa está aumento o valor gerado para os seus clientes e para os seus sócios. Para sua empresa possa montar um BSC, você precisará montar uma série de indicadores para avaliar seu desempenho. São aproximadamente 20 métricas que deverão traduzir de maneira objetiva e clara a missão e as estratégias da sua empresa.
Na perspectiva financeira, os indicadores refletem as necessidades de aumento do faturamento e mix de receita, como taxa de vendas por segmento, vendas de novos serviços e produtos, faturamento com novos clientes, lucratividade por clientes ou por linha de produto; a redução de custos e aumento da produtividade, como receita por funcionário, percentual de redução dos custos e custo unitário; e o risco na utilização dos ativos, como nível de investimento em P&D enquanto percentual do faturamento, capacidade de pagamento e capital de giro e rentabilidade.
Na perspectiva clientes, os indicadores buscam entendimento das necessidades dos clientes atendidos pela empresa e o resultado que ela está tendo ao desenvolver estratégias para gerar valor aos diversos grupos de clientes. Alguns exemplos de indicadores dessa perspectiva são participação de mercado, número de clientes, captação de clientes, retenção de clientes, satisfação, imagem da marca, lucro por cliente ou por segmento e custo por cliente ou por segmento.
Na perspectiva processos internos, o BSC busca analisar a qualidade dos processos e o nível de inovação da empresa. Verifica o desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como o desempenho dos processos internos de atendimento ao cliente que vão desde o recebimento de pedidos, produção, entrega e serviços de pós-venda. Alguns exemplos de indicadores de processos são percentual de vendas gerados por novos produtos, lançamento de novos produtos, inovações nos processos de gestão, tempo de desenvolvimento de novos produtos, tempo de entrega, nível de serviço e qualidade na produção.
A perspectiva de aprendizado e crescimento procura avaliar como a empresa busca formas de obter um desempenho superior. De uma maneira geral, os indicadores dessa perspectiva são divididos em indicadores de capacidade dos funcionários, como satisfação, retenção, produtividade e lucratividade; indicadores de capacidade de sistemas de gestão, como índice de cobertura da informação e percentual de funcionários com acesso a informações online; e os indicadores de motivação, empowerment e alinhamento, como número de sugestões por usuários e número de sugestões implementadas.
A implantação do BSC deve ser acompanhada de uma mudança de cultura por parte dos gestores pois ele pressupõe uma maior autonomia das áreas funcionais da empresa. Qualifique sua equipe e escolha bons indicadores que reflitam aquilo que é estrategicamente importante para empresa medir nas 4 perspectivas do BSC. Se precisar de ajuda para desenvolver seu planejamento estratégico e gestão da execução, entre em contato conosco! Nossa equipe está preparada para atende-lo!